Fanáticos, pobres e incapazes de raciocinar

Era isso que Reginaldo de Jesus pensava sobre os membros da Universal

Imagem de capa - Fanáticos, pobres e incapazes de raciocinar

O empresário Reginaldo de Jesus, de 35 anos, diz que era intolerante em relação a todas as igrejas evangélicas. Ele acreditava que os responsáveis por essas instituições incitavam o fanatismo e usavam a boa vontade dos fiéis para obterem lucros. “Eu imaginava que os frequentadores das igrejas fossem pobres e incapazes de raciocinar e que, por isso, eram facilmente enganados”, relata.

O preconceito de Reginaldo começou quando ele recebeu o convite de um amigo para conhecer o trabalho da Universal. Ele recusou, mas, como sua esposa sofria com depressão (mesmo fazendo acompanhamento psicológico há mais de dois anos), ele decidiu fazer uma pesquisa sobre a “Igreja do Edir Macedo”, para avaliar se ela poderia ajudá-los resolver a situação.

A busca de informações reforçou o preconceito dele: “meus amigos me fizeram acreditar que a Universal era uma seita. Me convenceram que a direção lavaria minha mente e tomaria tudo que eu tinha. O que mais me chocou foi o fato de afirmarem que, além de ser enganado pela Universal, eu ainda agradeceria por isso”.

A voz contrária
De todas as respostas que Reginaldo ouviu sobre a Universal, apenas uma foi dissonante: a de sua mãe. “Ela me alertou que eu deveria me informar antes de pressupor algo e antes de formar minha opinião levado por outras pessoas. Inicialmente, fiz pesquisas sobre dízimos e ofertas e entendi que a Bíblia é clara quanto a isso e que não foi a Universal que os inventou”, conta.

Ele então decidiu conhecer a Universal de perto para tirar suas próprias conclusões. “Quando fui à reunião, compreendi que ali não era uma igreja qualquer, era diferente, e entendi que minha vida poderia ser transformada”, relata. Reginaldo tomou a decisão de entregar sua vida ao Senhor Jesus. Ele deixou o preconceito de lado e permitiu que Deus agisse em sua vida.

“Deus me ensinou a ser um homem honesto e de caráter. Ele mudou minha forma de pensar e proceder. Minha esposa também passou a ir às reuniões, recebeu o Espírito Santo, como eu, e se livrou da depressão. Deus modificou minha vida em todos os pormenores. Sou grato a Ele por tudo o que passei e que ajudou a formar o homem que sou hoje”, conclui.

imagem do author
Autor

Kaline Tascin / Foto: Reprodução