Evento gratuito ajuda idosos a envelhecer bem e com qualidade de vida
‘NutriAção’ será realizado em 1,6 mil localidades brasileiras e mais 60 países
Nos dias 18 e 19 de fevereiro, acontecerá a 2ª edição do “NutriAção” – evento gratuito do programa social Calebe que conscientiza idosos a ter uma vida saudável – em 1.608 localidades brasileiras e em mais 60 países.
“Eu tinha muito açúcar no sangue (diabetes) e pressão alta. Não sabia que tudo isso poderia se resolver através da alimentação, porém, através das palestras e dos ensinamentos oferecidos pelo Calebe, eu adquiri o conhecimento e coloquei em prática. Hoje, me alimento melhor e consigo desfrutar de uma saúde muito boa”, comemora Fatima Sales de 59 anos.
Embora o processo de envelhecimento seja inevitável, o programa social busca propagar através do “NutriAção” que é possível viver bem, com um estilo de vida saudável e de forma prazerosa na terceira idade. Com isso, a iniciativa busca levar princípios de autocuidado e preservação dos riscos à saúde seja no âmbito emocional, psicológico, social ou físico.
De acordo com um estudo publicado na revista International Journal of Environmental Research, idosos que praticam atividade física moderada a extenuante têm 35% a 45% mais chances de envelhecer bem, respectivamente.
O evento que acontecerá em espaços públicos, como praças e parques, trará palestras e orientações com nutricionistas e professores de educação física. Além disso, também haverá workshops de receitas saudáveis, atendimentos e atividades recreativas voltadas à população idosa.
Segundo o responsável pelo programa social Calebe, Valter Pereira, o evento contará com profissionais especializados que abordarão assuntos essenciais para que o idoso possa envelhecer bem. “Será falado sobre alimentação saudável, hábitos que diminuem riscos de doença e dos pequenos detalhes que, se conciliados à nossa rotina, tornam-se significativos para a saúde e o bem-estar”.
Somente no Brasil, com o apoio de 10 mil voluntários, os organizadores do evento estimam beneficiar 37,4 mil pessoas.
A voluntária e fisioterapeuta neurofuncional Paula Correia explica que com a chegada da idade, surgem os impactos naturais no corpo e na mente, associados à falta de estímulos e cuidados. “Isso tem levado muitos a um envelhecimento sem qualidade e acelerando uma queda de habilidades funcionais, causando o surgimento de diversas doenças associadas ao envelhecimento”.
“As palestras ministradas no ‘NutriAção’ vão ofertar informações em benefício da saúde e ajudarão a construir uma estrutura de prevenção de riscos aos idosos”, finaliza Paula.
O evento será realizado nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Angola, Bélgica, Bonaire, Botwsana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Colômbia, Congo Brazzaville, Congo Kinshasa, Coreia do Sul, Costa do Marfim, El Salvador, Equador, Espanha, Eswatini, EUA Los Angeles, EUA New York, Gabão, Gâmbia, Grenada, Guadaloupe, Guatemala, Guiana, Guiné Bissau, Haiti, Honduras, Ilhas Mauricias, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Lesoto, Luxemburgo, Madagascar, Malawi, México, Moçambique, Nicarágua, Nigéria, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Quênia, República Dominicana, Romênia, Santa Lúcia, Senegal, Sudão do Sul, Suíça, Tanzânia, Timor Leste, Uruguai, Venezuela, Zâmbia e Zimbábue.
Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social Calebe beneficiou, somente em 2022, 3.335.327 pessoas no Brasil e no exterior.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo