“Não quero que meu cunhado more em nossa casa”
No programa Escola do Amor Responde, a aluna Suellen conta que está prestes a se casar, mas seu namorado deseja levar o irmão de 21 anos para morar com eles permanentemente. Ela pede conselhos ao casal Renato e Cristiane Cardoso porque acredita que isso vai atrapalhar o relacionamento e tirar a privacidade deles.
SUELLEN – Namoro há três anos e temos planos de nos casarmos. Meu namorado mora com o pai e o irmão de 21 anos, que depende dele para tudo. Meu namorado quer levá-lo para morar conosco, mas eu não concordo, pois com certeza isso vai atrapalhar o nosso casamento e não teremos a privacidade de um casal. Todas as vezes que tentamos falar sobre isso, acabamos brigando e não chegamos a nenhuma conclusão. Não quero que meu cunhado more em nossa casa. Como faço para convencer meu namorado a mudar de ideia? Não aguento mais ouvir ele falar desse objetivo maluco dele.
CRISTIANE – Quando o Renato e eu nos casamos, um mês depois meu irmão estava morando conosco, mas ele era pequeno e tinha seis anos. Isso só vai atrapalhar se você deixar, porque às vezes a situação é complicada. Eu não sei por que seu namorado quer levar o irmão para morar com vocês, não sei se é porque o pai não pode ajudar o irmão, se o pai tem algum problema, se é muito fraco ou se tem alguma enfermidade. Não sei se o irmão dele é um garoto imaturo e não tem condições de ficar com o pai sozinho. Eu acho que você tem que estar disposta, se for o caso, a aceitar se casar com um e levar dois. Pense o seguinte: e se você estivesse na situação dele, com uma irmã que depende totalmente de você e a pessoa com quem você fosse se casar desistisse da união por esse motivo? É como se você não fosse o suficiente e aquela irmã realmente fosse atrapalhar. Contudo isso não precisa ser um empecilho, depende muito da circunstância, e não significa que todos vão dormir no mesmo quarto, caso o irmão dele more com vocês.
RENATO – Qual é o motivo que o faz desejar levar o irmão para morar com vocês depois do casamento? Seu namorado tem algum tipo de responsabilidade em relação ao irmão? O irmão tem uma deficiência? O pai não pode continuar com o irmão em casa? Se há uma situação em que ele realmente está se sentindo responsável pelo irmão, então você tem que compreender, tentar lidar com isso e não criar um problema. Porém, vamos supor que ele simplesmente não queira ficar com saudade do irmão ou não queira que o pai tenha despesas: nesses casos, não há um motivo plausível para que o irmão dele more com vocês. Esse desejo, então, seria sinal de imaturidade do seu namorado. Você tem que pesar as coisas. Caso seja uma situação em que ele esteja agindo por responsabilidade, admire a atitude dele e aprenda a lidar com ela, porque ele está mostrando comprometimento com a família. Caso você ache que isso é simplesmente inegociável, a opção é você não se casar com ele.
CRISTIANE – Você não pode mudar a pessoa com quem está se relacionando e nós sempre vamos repetir isso. As pessoas acham que existe uma fórmula que elas poderão usar para mudar a cabeça da outra pessoa, mas não é assim. Ninguém pode mudar você e você não pode mudar ninguém. Uma pessoa só muda se quiser mudar. Se você quer se casar com esse homem e ele está determinado a levar o irmão com ele, você terá que decidir se aceitará ou não essa situação. Caso aceite, dê o melhor de si, seja amiga do irmão dele, ajude e seja como uma mãe para ele ou você não poderá se casar com seu namorado. Você não pode ter as duas coisas, porque nem tudo pode ser do seu jeito. Você não pode mudar seu namorado.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo