Vício tem cura leva esperança a mulheres em clínica de recuperação

Trinta e cinco internas, que lutam contra a dependência química, receberam o carinho do grupo

Imagem de capa - Vício tem cura leva esperança a mulheres em clínica de recuperação

No dia 7 de fevereiro, o programa social Vício Tem Cura prestou assistência às 35 internas atendidas no Instituto Rosa de Saron – clínica de recuperação especializada no tratamento de mulheres com dependência química –, localizada em Guarulhos (SP). Na ocasião, foram distribuídos kits de higiene pessoal, lanches e exemplares da Bíblia Sagrada.

N.T., de 60 anos, que há quatro meses recebe ajuda do instituto para combater o vício em crack que a aflige há 15 anos, fez o seguinte relato: “os familiares nos ligam toda quarta e todo sábado, mas estamos aqui esquecidas do mundo. É muito importante receber uma visita como essa porque nós nos sentimos queridas, amadas e lembradas. Eu sou uma pessoa deprimida, mas agora estou me sentindo bem e esperançosa”.

Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), em 2021, registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais em decorrência do uso de drogas e álcool.

Para Wagner Arone, responsável pela ação, esse trabalho é importante porque, às vezes, “a própria família despreza a pessoa que está no vício. Sendo assim, oferecemos todo nosso carinho e nossa dedicação para que essas mulheres saibam que têm muito valor”.  Além das doações, voluntários – que um dia também viveram no mundo dos vícios, mas hoje estão livre deles – compartilharam suas histórias de superação e prestaram atendimento individual às internas. Eles ouviram suas necessidades e seu desabafo, além de transmitir a todas uma palavra de ânimo e força.

Para a coordenadora da unidade, Laura Camila Firmino, a felicidade das internas depois da ação era evidente: “penso que quando elas recebem as palavras de pessoas que também passaram por isso é como uma gota de esperança. As histórias dos voluntários são como mãos que as levantam”.
Criado em 2014 pela Universal, o Vício Tem Cura foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar usuários de drogas e pessoas com outros tipos de vício e seus familiares. Em 2022, 48.950 brasileiros foram assistidos pelo programa social.

imagem do author
Colaborador

UNICom / Fotos: Cedidas