Pais de adolescentes: atenção às mudanças de comportamento

Quais sinais podem indicar uma saúde mental abalada? Descubra

Algumas mudanças de comportamento sinalizam que a saúde mental de muitos adolescentes pode estar prejudicada. O último caso de violência em uma escola na zona oeste de São Paulo trouxe a público o debate.

Entenda:

A adolescência é marcada por inúmeras mudanças em aspectos físicos e, também, em seu comportamento. E é a partir dessas mudanças que os adolescentes desenvolvem sua personalidade e criam sua “autonomia” para tomar decisões que encaminhem suas vidas.

No entanto, assim como existem aqueles que se adequam com facilidade a uma nova realidade, outros atraem conflitos e transtornos prejudiciais ao seu convívio familiar e em sociedade. É com essa mudança de conduta negativa que muitos pais e responsáveis devem estar atentos.

Atenção:

Entre os diferentes sinais que a saúde mental prejudicada de um adolescente pode manifestar, as mais comuns são:

  • Mudança na rotina do sono e/ou insônia;
  • Irritabilidade;
  • Comportamentos compulsivos;
  • Tristeza e ansiedade;
  • Isolamento da família;
  • Falta de contato social repentina;
  • Diminuição do rendimento escolar.

Cuidados especiais:

O olhar dos pais e responsáveis é de extrema importância para ajudá-los a enfrentar os obstáculos que surgem durante essa fase de descoberta emocional. Porém, a participação social também é fundamental para que os adolescentes desenvolvam valores como o respeito, o amor e a capacidade em tomar suas decisões de maneira segura e inteligente.

O grupo Força Teen Universal (FTU) se dedica em auxiliar adolescentes e seus familiares a enfrentarem e vencerem os desafios propostos a eles, pautados no conselho que vem da Palavra de Deus.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock