Evento nacional proporciona alegria a crianças e adolescentes de abrigos

Refugiados, familiares de menores infratores e ex-internos de unidades socioeducativas também serão assistidos

Neste domingo (16), cerca de 14,1 mil pessoas participarão do “Dia do Recomeço” – evento nacional promovido pelo programa social Universal Socioeducativo (USE) – que levará alegria e esperança a crianças e adolescentes que vivem em abrigos e casas de acolhimentos, além de refugiados, familiares de jovens que cumprem medidas socioeducativas e ex-internos.

Em sua quinta edição, o “Dia do Recomeço” oferecerá um café da manhã especial aos convidados e também distribuirá ovos de chocolates e caixas de bombons para as crianças em situação de acolhimento, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Segundo o responsável pelo USE, Ulisses Gomes, o programa social atende “refugiados, crianças e adolescentes de abrigos que, na maioria dos casos, não possuem condições para ter um café da manhã diferenciado. Por meio desse evento, queremos proporcioná-los um pouco de conforto”.

Ele explica, ainda, que o grupo também atua em favor dos familiares de menores infratores e ex-internos da Fundação Casa, e que estes, por estarem retornando para o convívio na sociedade, acabam não tendo muitas oportunidades. Para ajudá-los, o evento contará com a distribuição de cestas básicas e kits de higiene para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Esquecidos pela sociedade 

Quase 30 mil crianças e adolescentes encontram-se abrigadas em casas de acolhimento e instituições públicas no Brasil, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Apesar de não ser a primeira vez que participo de um evento do USE, é sempre algo novo. Gosto muito de estar com as ‘tias’, que sempre vão no abrigo onde eu fico. E também, quando vamos até a sede do grupo, sempre tem um café da manhã e pessoas para conversar. Não vejo a hora de chegar domingo para recebermos nosso chocolate”, disse J. S., de 14 anos, animada para participar da ação que ocorrerá no Brás – bairro localizado na zona leste de São Paulo.

As ações sociais desenvolvidas pelo USE proporcionam momentos de cuidado e acolhimento a pessoas que carecem de uma nova perspectiva de vida. No evento que acontecerá neste domingo, o programa social contará com o apoio de 8,9 mil voluntários espalhados pelo país.

Natalia Rezende, de 24 anos, faz parte desse número. Para ela, essa iniciativa é importante porque leva alegria a pessoas que muitas vezes são esquecidas pela sociedade. “Muitas se sentem excluídas e até mesmo rejeitadas por todos, no entanto, ações como essa mostram que nós as valorizamos”.

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social Universal Socioeducativo prestou assistência a mais de 92 mil pessoas em 2022.

imagem do author
Colaborador

UNIcom