Jessé alerta Davi sobre suas inclinações

Confira a cena e reflita se você também não tem dado desculpas para fazer a própria vontade, em vez da de Deus, assim como Davi

Imagem de capa - Jessé alerta Davi sobre suas inclinações

Quem acompanha a 6ª temporada da série Reis – A conquista, tem percebido que Davi (Cirillo Luna) está determinado a ter várias esposas sob o pretexto de que, como rei, ele precisa ter muitos filhos, ou seja, muitos descendentes para assim fortalecer o seu reinado.

A vontade de Deus:

No entanto, embora esse fosse um costume dos reis daquela época, essa não era a vontade de Deus. Tanto é que essa foi uma das orientações dadas pelo próprio Deus sobre como devia ser a conduta do futuro rei de Israel:

Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si. Deuteronômio 17:17

Na cena abaixo, Jessé (Edson Fieschi), pai de Davi, percebendo a inclinação do filho, o aconselha. Confira:

A escolha de Davi:

“Pai, o senhor sabe, eu preciso me casar mais vezes, é uma das responsabilidades do rei”. Davi argumenta como se rei tivesse a obrigação de casar com várias mulheres, quando na verdade era uma escolha dele.

A reação de Davi ao ser alertado pelo pai é a mesma de todos aqueles que, de alguma forma, querem justificar as próprias falhas para se sentirem mais confortáveis em continuar no erro.

Davi tenta a todo custo convencer a si mesmo e aos outros de que sua postura é apenas para beneficiar seu reinado, quando na verdade está cedendo às próprias inclinações.

Meras desculpas:

A exemplo do cristão que não quer abrir mão de amizades incrédulas sob o pretexto de que irá ganhá-las para Jesus. Ou aqueles que defendem que não têm problema contar uma mentirinha, desde que seja por uma boa causa. Enfim, não passam de meras desculpas para justificar seu mau comportamento.

No caso de Davi, ele acreditava que vivia na dependência de Deus, afinal, todas as vezes que estava em perigo ou precisava tomar uma decisão importante buscava a direção dEle. Mas, curiosamente, não vemos ele pedir a direção de Deus nenhuma das vezes em que decidiu tomar para si uma nova esposa. Por quê? Fica claro que nesse quesito ele não estava disposto a se sujeitar à vontade de Deus.

Depender de Deus é se sujeitar à vontade dEle:

E Jessé teve discernimento para perceber isso, por isso, o advertiu: “Depender de Deus não é só pedir direção a Ele, é também se sujeitar à vontade dEle em tudo, inclusive na sua vida pessoal”.

Mas, lamentavelmente, Davi só cairá em si depois de sofrer as consequências de suas escolhas. Até lá, aguardem, porque muitas esposas ainda virão.

Acompanhe:

Para saber o que está por vir, continue acompanhando a 6ª temporada Série Reis – A Conquista, de segunda a sexta, às 21 horas, pelo Univer Vídeo e pela Record TV.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução