Como fazer o Jejum de Daniel: 21 dias de santificação
Entenda o que é e saiba o passo a passo para realizar esse propósito espiritual
Entre os dias 10 e 31 de dezembro, ocorrerá o “Jejum de Daniel” em toda a Universal. Ou seja, serão 21 dias nos quais estaremos focados em ouvir a voz de Deus e em buscar a presença do Espírito Santo.
O que você precisa saber sobre esta edição do Jejum de Daniel:
No dia 25 de novembro, o Bispo Edir Macedo observou, durante a “Meditação Matinal“: “Você sabe que no Jardim do Éden, o homem entregou de bandeja a sua vida para o diabo, este mundo para o diabo. Mas, no Jardim do Getsêmani, Jesus entregou a alma dEle para que pudesse salvar a sua alma, para que você pudesse começar uma vida nova – mas uma vida eterna”. Assim, ele complementou: “Não se esqueça de que além de descermos ao Jardim do Getsêmani, nós estaremos no Jejum de Daniel, a partir do dia 10 de dezembro até o dia 31. E nós estaremos indo a este lugar para clamar, pedir, suplicar em favor daqueles que querem ser espremidos também”.
- Saiba mais em: Getsêmani: um lugar de revelação
Aqui, você encontrará informações importantes sobre o Jejum de Daniel. Acompanhe:
O que é o Jejum de Daniel?
É um período para quem deseja se aproximar de Deus. Ele é baseado no propósito que o profeta Daniel fez. Você pode encontrar o contexto no livro bíblico de Daniel, no capítulo 1 e 10.
Por três semanas, Daniel fez um jejum para se aproximar mais de Deus e alcançar favor, sabedoria e entendimento.
Ele não se alimentou com coisas que eram prazerosas ou ligadas à Babilônia (cidade que representa o espírito deste mundo repleto de pecados).
Ele estava naquele lugar que simbolizava a impureza espiritual, mas não pertencia ali (nem pela mentalidade, alimentação ou comportamentos).
É como nós, nos dias de hoje, em que estamos neste mundo contrário à mentalidade Divina, porém, somos apenas estrangeiros e peregrinos até chegarmos ao Reino dos Céus (1 Pedro 2:11) – estamos apenas de passagem por aqui.
Por que fazer o Jejum de Daniel?
Se você deseja viver com Deus por toda a eternidade, por que não começar a ser cidadão do Céu já aqui na Terra?
Como pode uma pessoa dizer que deseja viver no Reino Divino, se, no tempo presente, ela vive longe desse ideal? É algo incongruente ou, dependendo do caso, até uma hipocrisia.
A salvação no Senhor Jesus é consequência das decisões que tomamos durante a nossa vida neste corpo de carne e osso. Depois disso, virá o destino da nossa alma (que, ao contrário do corpo perecível, durará para sempre): o Céu ou a condenação.
Desse modo, o Jejum de Daniel é um período, acima de tudo, de autoavaliação para que a pessoa reflita sobre a sua real condição espiritual, abandone práticas e mentalidades contrárias ao pensamento bíblico, se aproxime ainda mais de Deus. Em outras palavras, é para que ela continue a trilhar o processo constante de santificação.
Para isso, silenciamos as vozes deste mundo – que podem ser encontradas na mídia, nas redes sociais e em tantos outros lugares repletos de ruídos. No deserto, é apenas a voz de Deus e a nossa consciência.
A Bíblia ainda acrescenta:
“E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.” (1 João 4:3)
Qual é o objetivo?
O principal propósito é receber o Espírito Santo (ou mantê-Lo em nosso templo, segundo 1 Coríntios 6:19).
A Palavra de Deus diz:
“Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3).
Assim, como é possível Ele habitar dentro de nós, se nós discordarmos dEle?
Então, o Espírito Santo vive naqueles que estão submissos à voz dEle, aqueles que O colocam em primeiro lugar em suas vidas. Para isso, é necessário “limpar a casa”, ser sincero diante de Deus e, se necessário, construir o Altar dEle dentro de si pedra por pedra.
Os 21 dias servem para isso.
Portanto, o Jejum de Daniel é uma oportunidade para você se aproximar de Deus e começar uma nova vida com Ele ou fazer uma manutenção do relacionamento que você já possui.
Passo a passo de como fazer o Jejum de Daniel:
Em primeiro lugar, durante 21 dias, é preciso se abster de entretenimento, músicas e notícias seculares, por exemplo. São conteúdos que nos distraem do nosso propósito, que é ouvir a voz Divina. Assim como Daniel não se alimentou de manjares e alimentos desejáveis e se absteve da mentalidade da Babilônia, você vai deixar de consumir esse tipo de conteúdo, que são prazerosos à sua carne.
Substitua essas atividades por aquelas que vão lhe ajudar a cumprir o objetivo. Conecte-se com Deus, leia mais a Bíblia, procure conteúdos cristãos que possam alimentar sua fé, só para ilustrar.
Como sugestão, você pode conferir o aplicativo da Bíblia Fiel e Comentada (disponível para Android e iOS). O que assistir durante o Jejum de Daniel? Na plataforma Univer Vídeo, há conteúdos para diversas idades. Igualmente, na loja Arca Center, você encontra livros que lhe ajudarão a meditar em Deus.
O Jejum de Daniel é um jejum de alimentos?
Embora o profeta Daniel tenha realizado também uma restrição alimentar, não se deve perder de vista o objetivo central do que ele fez: a busca pela comunhão com Deus e o distanciamento do mundo. Mais do que um jejum físico, isso foi um jejum espiritual.
Por isso, para além de se prender aos “rituais”, é preciso compreender o que, de fato, este propósito significa.
Nos dias de hoje, em que “informações” são tão valiosas (pagamos por elas com dinheiro e o nosso tempo, inclusive), elas não se tornam uma espécie de “alimento” também para a nossa alma? Desse modo, um “jejum de informação” não deixa de ser um tipo de jejum.
O objetivo é que a sua alma seja alimentada com o que vem do Alto. E a matéria-prima de Deus para isso são as palavras dEle.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo