thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

DEUS QUER QUE VOCÊ USE A INTELIGÊNCIA

São muitos os deuses na vida das pessoas, qualquer coisa ou pessoa que você coloca em primeiro lugar e se empenha para agradar, é o seu deus. Mas o verdadeiro Deus, pede que aquele que O adora, faça com inteligência e fé, ou seja, desprovido de qualquer religiosidade

Muitas coisas na vida podem tomar o lugar de Deus. Você pode deixar que um filho, namorado/namorada, trabalho, sonhos ou praticamente qualquer coisa na vida tome o lugar de Deus. Se torna deus tudo aquilo que você coloca os seus melhores esforços, dedicação àquilo que você serve com suas energias, tempo, dinheiro e que você busca acima de si mesmo. 

Quando o ser humano não tem um relacionamento com o verdadeiro Deus, ele coloca outra coisa no lugar de Deus. É isso que você precisa entender. O ser humano não consegue viver sem Deus. Normalmente, o deus do “ateu” é a ciência, o seu próprio conhecimento. Todos têm um deus, porque Deus deu a fé para o ser humano, então, ele tem que colocá-la em algo ou alguém.

A religião se propõe ligar o ser humano com Deus. Mas e quando essa religião, em vez de colocar o ser humano em contato com Deus, coloca-se acima de Deus? Normalmente, a pessoa religiosa não vai enxergar isso. Ela professa a fé em Deus, mas não percebe que o deus dela é a religião que ela está abraçando.

“E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem” (Marcos 3:1,2).

Os religiosos judeus estavam observando o Senhor Jesus.

“E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio” (Marcos 3:3).

Jesus quis expor a hipocrisia daqueles homens e trouxe aquele homem para o meio da multidão.

“E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se” (Marcos 3:4).

É o que costuma acontecer quando a religiosidade, que é fruto da mente humana, é colocada em xeque pela inteligência Divina: eles se calam. O ser humano deve buscar a Deus com fé e inteligência, em espírito e em verdade.

O Senhor Jesus fez o questionamento para aqueles religiosos.

“E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam” (Marcos 3:5,6).

Você conseguiu entender? Os religiosos não ficaram nem um pouco felizes pela cura daquele homem, que tinha um problema físico gravíssimo. Sabe por quê? Porque Jesus fez isso no sábado, desobedecendo a lei deles. E eles não entenderam o que Jesus queria mostrar: que o homem é maior do que o sábado.

Por causa de religião, as pessoas geram problemas, se separam da família, mudam sua vestimenta, mas cultivam um coração sujo, fazem o que o diabo gosta. O que Deus busca é a verdade, a sinceridade, pessoas inteligentes.

Quem só busca Deus com a fé, se torna um fanático. E quem só busca Deus com a inteligência, se torna ateu. Por isso, você tem que buscar com fé e inteligência. Porque Deus nos deu as duas coisas.

Medite sobre isto por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso