Por que você precisa saber lidar com o estresse?
Previna-se desse problema, que é uma resposta física do organismo, e que em excesso pode gerar doenças físicas e mentais
A forma que as pessoas levam a vida atualmente pode ser caracterizada como uma corrida. É uma verdadeira luta contra o relógio. As atividades profissionais se somam à vida doméstica, às necessidades pessoais e a inúmeros outros compromissos que surgem com o passar dos dias. E, em meio a tantas pressões e cobranças, o corpo reage com o estresse. Apesar de ser associado apenas ao nervosismo ou à irritabilidade, outras reações podem ocorrer.
“O estresse é um termo que veio da física. Vamos dizer que você pegue um material e o submeta a uma pressão até que ele seja deformado.
Quando você tira essa pressão, a capacidade desse material de voltar ao normal significa resiliência e, quando ele tem uma capacidade mais limitada de resiliência, ele recebe a pressão e não consegue voltar ao normal, é quando acontece o estresse”, explica o psiquiatra Eduardo Perin.
De acordo com ele, grande parte das doenças físicas e mentais pode estar relacionada a essa condição do organismo. “O estresse mexe com um eixo de hormônios que interferem no sistema imunológico, nos batimentos cardíacos, na pressão arterial e em todo o organismo”, afirma o médico. Doenças autoimunes, cânceres e alergias podem estar relacionadas às alterações imunológicas provocadas pelo estresse.
“Ele também pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como colesterol, e glicemia alta, diabetes, hipertensão, enfarto, derrame e trombose, diminuindo a sobrevida desse indivíduo.”
É importante ressaltar que as mudanças também podem acontecer na mente da pessoa que sofre com o estresse constantemente. “Ele aumenta o risco do início de doenças psiquiátricas ou de exacerbação de doenças preexistentes. Então o estresse é um fator de desestabilização do ponto de vista psiquiátrico tanto para a depressão quanto para a ansiedade, para o uso de drogas e a esquizofrenia”, alerta o psiquiatra.
Como evitar?
Infelizmente não é possível impedir que situações ruins ou repentinas aconteçam no cotidiano, mas aprender a lidar com elas é fundamental para evitar que os problemas externos afetem a pessoa internamente.
Uma boa alimentação e atividades físicas são fatores essenciais para melhorar a qualidade de vida e estimular a liberação de hormônios que coloquem o organismo em estado de equilíbrio.
Segundo estudos, como o realizado pelo Instituto Dante Pazzanese em 2013, a relação da pessoa com a fé pode influenciar positivamente no seu bem-estar psicológico, no aumento da sua satisfação com a vida e na melhoria da sua saúde física e mental.
Dessa forma, a fé também é uma aliada na luta contra o estresse. A palavra de Deus, por exemplo, promove esperança àqueles que creem, substituindo os pensamentos pessimistas e de desânimo pela motivação de viver.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo