A força que você precisa para vencer
Saiba mais sobre o Espírito de Fortaleza, tema deste mês para o propósito As 7 Manifestações do Espírito de Deus
A manhã gelada de domingo, dia 2 de maio, não desencorajou aqueles que estavam decididos a participar da reunião do Encontro com Deus, no Templo de Salomão, em São Paulo. A Esplanada do Templo recebeu as pessoas que resolveram começar a semana rompendo com os laços do medo, da dúvida, dos vícios e da angústia com A Quebra do Laço Maligno. Na ocasião, Bispos e Pastores cortaram as fitas que foram amarradas nos pulsos dos participantes, na semana anterior à reunião, que simbolizou o rompimento das forças do mal.
E não foi só isso. O mês começou com o fortalecimento da comunhão com Deus a partir do propósito As 7 manifestações do Espírito de Deus, que teve início em janeiro e se estenderá ao longo dos sete primeiros meses de 2021. O propósito se ampara no texto bíblico de Isaías 11.2: “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de Sabedoria e de Entendimento, o Espírito de Conselho e de Fortaleza, o Espírito de Conhecimento e de Temor do Senhor”.
No início do propósito, em janeiro, o Bispo Renato Cardoso explicou que “a Palavra de Deus fala desses sete espíritos que, na verdade, são um só, o Espírito Santo, que se manifesta de sete diferentes formas. O número sete, na Bíblia, é o número da perfeição, o número da completude, da plenitude de Deus. Ou seja, se você quer uma vida plena, tem que ter esse sete espíritos em você”, observou.
Depois de compreender sobre os espíritos do Senhor, de Sabedoria, de Entendimento e de Conselho, maio é o mês dedicado a saber mais sobre o Espírito de Fortaleza.Vale lembrar que o propósito segue inserido na Década da Força. “Quando Deus deu a visão, um ano atrás, de que essa década seria a Década da Força, não foi por acaso, não foi uma frase de efeito, um slogan, mas uma profecia. Essa década é a Década da Força. E um dos sete espíritos é o Espírito de Fortaleza”, disse o Bispo Renato.
DUAS QUESTÕES
Na reunião do dia 2, o Bispo Renato meditou no versículo de Isaías 30.1-3: “Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado; Que descem ao Egito, sem pedirem o meu conselho; para se fortificarem com a força de Faraó, e para confiarem na sombra do Egito. Porque a força de Faraó se tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egito em confusão”.
O Texto Sagrado mostra duas questões relevantes para que o relacionamento com Deus seja mantido. “A primeira questão é a questão do conselho e a segunda é a de buscar força. Fala de buscar conselho e forças em outros, mas não em Deus. Essas duas coisas não somente resultam mal para quem o faz, mas também são altamente ofensivas para Deus quando Ele é desprezado desta maneira. Nesse texto, vemos um desabafo de Deus.”
Atualmente, é comum que as pessoas sejam influenciadas uma pelas outras nas redes sociais ou pelas mídias. “Pessoas seguindo os chamados influenciadores, celebridades, pessoas que são referências naquilo que elas gostam. Elas vão seguindo pela onda cultural, influências de filmes, novelas e, em todo conteúdo consumido, vão recebendo conselhos mesmo sem pedir. Conselhos são dados e seguidos, mas o conselho de Deus é ignorado”, detalhou.
No entanto, no Espírito Santo, podemos encontrar o melhor Aconselhador que há. Mas como Ele virá sobre quem se faz surdo a Ele?
“Nem você gosta de dar conselhos para quem não te ouve”, esclareceu o Bispo.
A segunda parte do trecho bíblico citado fala da força e se refere a uma época em que as nações costumavam ir ao Egito para fazer alianças e buscar apoio. Em tempos difíceis, quando Israel passava por dificuldades e se encontrava em fragilidade espiritual, em vez de buscar forças em Deus, recorria ao apoio físico, disse o Bispo. “Quando a pessoa não se alia com Deus, naturalmente busca aliança com outras coisas e pessoas, mas, quando se está bem com Deus, dEle vem a sua fortaleza. O Espírito Santo é o Espírito de Fortaleza. Se você tem o Espírito Santo, já tem a força em você.”

FORÇA SOBRENATURAL
Essa força tem sustentado a corretora de imóveis Flavia Cristina Leme Chaves (foto abaixo), de 38 anos. Para ela, o propósito As 7 Manifestações do Espírito de Deus chegou em uma fase importante. “Nesse momento em que estamos na pandemia, onde o mundo está com medo e incertezas, aprendo, semanalmente, que temos que confiar em Deus, principalmente em tempos difíceis. Pela misericórdia de Deus estou bem, minha casa é um lar abençoado, meu trabalho é abençoado, em tudo eu vejo a mão de Deus que me protege, me completa, não me falta absolutamente nada. Deus me dará as forças que preciso”, relatou Flávia.

Ela não falta às reuniões do Encontro com Deus aos domingos, uma oportunidade para se renovar e começar bem a semana. “Foi em um domingo de manhã, inclusive, que tive meu Encontro com Deus. Desde então, tudo mudou. Cheguei à Universal com o mundo desabando sobre minha cabeça, desejando sumir, com dívidas acima de R$ 700 mil, impagáveis naquela época, e mesmo assim aprendi a ter paz e consegui vencer as lutas. Hoje, diante das dificuldades, tenho a certeza de que tudo vai dar certo. O Espírito Santo me guia, me dá direção. Sem o Espírito Santo, sem Deus, não sou nada. E com Deus eu posso tudo o que eu acreditar”, finalizou.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo