Como ser um homem que nenhuma mulher quer perder

Nesta edição da Escola do Amor Responde, Renato Cardoso orienta o aluno Rodolfo, que está vivendo um impasse em seu casamento. Ele está disposto a tudo para manter sua família, mas diz que recebe o desprezo da esposa. Acompanhe as orientações dadas por Cardoso para que ele consiga salvar seu casamento.

Imagem de capa - Como ser um homem que nenhuma mulher quer perder

Rodolfo – Sou casado há quase sete anos e temos dois filhos. Estamos em um momento muito difícil do casamento. Tenho buscado a restauração da minha família, mas minha esposa já disse várias vezes que não quer mais ficar comigo e até me mandou embora de casa. Quando conversamos, ficamos bem alguns dias, mas depois o problema volta. Vejo que nosso casamento caiu na rotina e ela reclama muito que não a elogio nem sou carinhoso. Tenho feito de tudo e estou desesperado, pois não quero perder minha esposa nem nossa família. Preciso de ajuda.

Renato – Parabéns, Rodolfo, pela sua disposição em fazer tudo para não perder a sua família. Isso é muito digno e tenho certeza de que, por causa da sua atitude, você conseguirá salvar seu casamento. O que está faltando para você é direção e orientação, pois você não está sabendo se posicionar em seu relacionamento e acredito que sua esposa também não sabe o que quer, pois, quando ela diz que você não é romântico, tenho certeza que ela não quer um chocolate ou flores. Então, não creio que seja por isso que ela queira acabar com o casamento, mas, provavelmente, porque há muitas coisas acumuladas nesses sete anos de união. É normal o casal ter dificuldades de adaptação quanto não está preparado e os filhos nascem logo no início do casamento. Chega um filho e depois outro e os cônjuges, que nem estavam adaptados ainda um ao outro, agora têm que se ajustar a uma nova realidade. A atenção da esposa se volta para as crianças e o marido fica a ver navios e se sente deslocado na relação. Por isso, se você não souber lidar com essa nova dinâmica, pode, sim, deixar a desejar. O que está faltando é você saber o seu papel e qual deve ser seu posicionamento. Vejo que você é um homem frustrado. Você quer muito ser um bom marido e um bom pai e, como não está sabendo como fazer isso, esse querer faz com que você se desvalorize e se diminua. Por isso, você fica mendigando atenção e se mostra fraco aos olhos da sua esposa. Só que não há nada pior para diminuir o homem aos olhos da esposa do que quando ele implora atenção e amor. Se você está disposto a fazer tudo pelo casamento, comece a ir à Terapia do Amor, às quintas-feiras, e faça a renovação do seu “eu” para se tornar um homem que ela não vai querer perder.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images