Vacina contra COVID-19 causa coágulos?
Pelo menos 8 países já suspenderam a vacinação com o imunizante inglês
A vacina fabricada por Oxford-AstraZeneca está ganhando cada vez mais críticos no mundo inteiro. Essa semana, a Holanda foi o oitavo país a suspender o uso do imunizante após suspeitas de que ele cause coágulos.
“Não podemos permitir dúvidas sobre a vacina”, afirmou o ministro da Saúde holandês, Hugo de Jonge.
Trezentos mil holandeses receberiam a primeira dose dessa vacina nos próximos 15 dias. Entretanto, a campanha foi suspensa até que haja mais informações sobre os coágulos que poderiam estar sendo causados pela vacina.
Além da Holanda, Irlanda, Dinamarca, Noruega, Bulgária, Islândia, República Democrática do Congo e Tailândia também suspenderam o uso da vacina da AstraZeneca, sendo que os tailandeses já retomaram o uso do remédio.
É muito importante que a questão seja esclarecida, pois coágulos podem causar danos graves ao organismo, como trombose venosa, AVC e infarto.
Por isso, a Agência Europeia de Medicamentos está realizando uma revisão sobre os relatos de coágulos sanguíneos em pessoas que tomaram essa vacina.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as fabricantes da vacina, Universidade de Oxford e empresa farmacêutica AstraZeneca, negam que haja relação entre a vacina e coágulos. Anthony Harnden, professor de Oxford e vice-presidente do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI), declarou que “os riscos de não ter a vacinação da COVID superam em muito os riscos da vacinação.”
Leia mais:
Após suspensões na Europa, Anvisa mantém uso da vacina de Oxford
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo