thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VOCÊ QUER AGRADAR OS OUTROS, MAS ACHA QUE NÃO – COMO SABER?

Você já deve ter reparado que algumas pessoas vivem em função de agradar outras. Elas se preocupam muito com o que os outros pensam delas, buscam atenção, querem ser bem vistas, populares, admiradas. O Senhor Jesus disse, repreendendo um grupo de pessoas que buscavam muito isso, que elas eram hipócritas, que receberiam duro juízo por forjarem uma aparência daquilo que não eram. Ele disse em Mateus 23, a partir do versículo 5, a respeito dos fariseus: “E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes”. Eles coreografavam suas atitudes e comportamentos, fazendo obra de caridade no meio da praça, na hora do rush, para serem vistos, pois sabiam que muitos iriam passar pelo local e notariam a atitude. E isso lhes inflava os egos. Jesus condenou severamente as pessoas que faziam as coisas para serem vistas pelos homens.

É fácil para nós lermos esse texto e condenarmos os fariseus, mas a verdade é que todos têm um pequeno ou grande fariseu dentro de si, pois gostam de mostrar, de aparecer. Gostam que os outros vejam suas supostas qualidades, coisas que às vezes nem existem.

É fácil julgar os personagens da Bíblia. Mas todos têm o desejo de serem bem vistos pelas pessoas, serem admirados, reconhecidos. Quantas vezes você fez uma boa ação e ficou esperando uma joia em troca? As redes sociais são um excelente exemplo, pois as pessoas pensam no que postar para ganhar likes. Será que você está preocupado em agradar? Em ser popular e obter admiração dos outros?

Isso é péssimo para você. Não se faz o bem querendo ser visto, quem é do bem não precisa fazer algo para os outros verem. Simplesmente faz. A pessoa que busca aprovação é insegura, pois trabalha em função de agradar os outros. É impossível agradar a todos. Jesus não conseguiu, mesmo sendo perfeito. É uma busca fútil.

Talvez você já esteja acostumado com o teatro, com mentiras, acostumado ao fingimento. A pessoa deixa de ser ela mesma, passa a ter duas caras, se torna mentirosa, falsa, fingida, tudo porque quer que pensem que ela é uma boa pessoa em tudo o que faz.

Quando alguém se profissionaliza na mentira, começa a acreditar nas próprias mentiras que conta. Como você vai conseguir ajudar uma pessoa que está convencida da mentira que criou?