52 decisões certas de Neemias – 49ª semana

Entre em Aliança com Deus

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 49ª semana

“Agora, pois, nosso Deus, o grande, poderoso e terrível Deus, que guardas a aliança e a beneficência, não tenhas em pouca conta toda a aflição que nos alcançou a nós, aos nossos reis, aos nossos príncipes, aos nossos sacerdotes, aos nossos profetas, aos nossos pais e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até ao dia de hoje. Porém tu és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; porque tu tens agido fielmente, e nós temos agido impiamente.” Neemias 9:32-33

O Bispo Júlio Freitas explica que os levitas e sacerdotes reconheceram a grandeza de Deus e o quanto Ele é misericordioso, pois, mesmo diante da infidelidade dos judeus, Ele permanecia fiel e mantinha a Sua Aliança. Além disso, não estava indiferente às aflições que os assolavam.

Eles sabiam que estavam colhendo o que plantaram, que as derrotas e os fracassos que eles estavam vivendo eram consequências das escolhas erradas que fizeram. Pois haviam rejeitado a Palavra de Deus.

Respeito e obediência à Palavra de Deus

“Deus age fielmente, mas nós agimos de forma infiel, ingrata. Por isso, temos que nos avaliar e tomar cuidado para não apresentarmos a Deus algo ímpio, algo injusto. Deus não olha para a quantidade, mas para a qualidade de sua entrega. Se ela for total, Deus vai aceitar e aprovar o seu sacrifício e Ele será glorificado em você”, garante o Bispo Júlio.

E os nossos reis, os nossos príncipes, os nossos sacerdotes, e os nossos pais não guardaram a tua lei, e não deram ouvidos aos teus mandamentos e aos teus testemunhos, que testificaste contra eles. Neemias 9:34

O Bispo destaca os milhares de testemunhos de pessoas que foram transformadas quando decidiram respeitar e obedecer a Lei de Deus. Então, é justamente isso que você precisa fazer: respeitar, acatar e obedecer os mandamentos de Deus. “Ignore as outras vozes e dê prioridade à Palavra de Deus”, aconselha.

“Porque eles nem no seu reino, nem na muita abundância de bens que lhes deste, nem na terra espaçosa e fértil que puseste diante deles, te serviram, nem se converteram de suas más obras.” Neemias 9:35

O sacrifício nos faz amadurecer na fé

“Diante de tudo que Deus já fez na sua vida, os livramentos que Ele já lhe deu, Ele não merece a sua confiança, a sua fidelidade? Ele merece e merece muito mais! Ele merece o nosso tudo”, ressalta o Bispo.

Ele ressalta ainda que Deus pede o nosso sacrifício para nos dar mais, para nos confiar mais, para nos amadurecer e nos abençoar. “O sacrifício faz a gente depender de Deus e, nessa dependência você cresce e amadurece espiritualmente. Você fica livre, desapegado de pessoas e sentimentos e tem experiências maravilhosas com Ele”, assegura.

Eis que hoje somos servos; e até na terra que deste a nossos pais, para comerem o seu fruto e o seu bem, eis que somos servos nela. Neemias 9:36

O Altar é um lugar de entrega

Ou seja, na mesma terra abençoada e fértil que Deus havia dado para o Seu povo ser livre, ele estava sendo oprimido, massacrado, porque deram as costas ao Senhor, esclarece o Bispo. “Tudo começa no Altar. A sua vitória, a sua realização, a sua Salvação, começa no altar. O altar é um lugar de entrega, de dependência, é nele que você é fortalecido, orientado e possuído com o Espírito Santo”, afirma.

E ela multiplica os seus produtos para os reis, que puseste sobre nós, por causa dos nossos pecados; e conforme a sua vontade dominam sobre os nossos corpos e sobre o nosso gado; e estamos numa grande angústia. Neemias 9:37

Assim como o povo de Deus estava sendo oprimido, explorado, mesmo estando na terra prometida, assim também tem muitas pessoas dentro da igreja que ainda vivem oprimidas, angustiadas.

“Por quê? Porque está faltando a fidelidade, está faltando o sacrifício, está faltando você investir mais – ou tudo-, no seu relacionamento com Deus”, alerta o Bispo.

E, todavia fizemos uma firme aliança, e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes. Neemias 9:38

“A aliança com Deus é o que nos faz livre de tudo aquilo que nos oprime, nos frustra e que nos escraviza. A decisão agora é sua”, finaliza.

Acompanhe abaixo o estudo da 49ª semana na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images