Veja como manter a paz em seu relacionamento

Durante a pandemia, taxas de divórcio aumentam nos Estados Unidos. Entenda

Imagem de capa - Veja como manter a paz em seu relacionamento

O isolamento social, em decorrência da pandemia de COVID-19, trouxe consigo muitos desafios. Um deles é a convivência por mais tempo com o parceiro. Casais que tinham sua rotina, agora têm de passar muito mais tempo juntos, o que aumenta a dificuldade de convivência.

Essa convivência tem, inclusive, provocado separações. De acordo com um levantamento da empresa americana Legal Templates, nos Estados Unidos, durante a pandemia, causada pelo novo coronavírus, as taxas de divórcio aumentaram. O número de pessoas em busca por separação foi 34% maior de março a junho, se comparado com o mesmo período no ano passado. 

Segundo o levantamento, o estresse, desemprego, as dificuldades financeiras, a morte de familiares e o fato de as crianças estarem estudando em casa têm colocado pressão significativa nos relacionamentos. 

O estudo, ainda, mostrou que 31% dos casais admitem que o bloqueio social causou danos irreparáveis para o relacionamento.

Convivendo na pandemia

Durante recente programação, Renato e Cristiane Cardoso deram dicas aos casais, a fim de que consigam superar as dificuldades do isolamento social.

“Muitas vezes, as pessoas não têm paz por causa de problemas externos, como a quarentena, por exemplo. Muitas pessoas estão com medo do futuro, medo de pegar doença e outras coisas”, destacou Cristiane. 

Renato, por sua vez, pontuou que, para que haja a paz em um relacionamento, é preciso que haja um pacificador no relacionamento. 

“Na maioria dos casais há um mais estressado do que o outro. Um que é mais impulsivo e nervoso que o outro e, muitas vezes, a guerra impera dentro do lar, porque a pessoa não sabe cumprir o papel de pacificadora. Dentro de todo casamento é preciso haver um pacificador”, comentou Renato.

Além disso, ele pontuou que, em uma briga, o pacificador desempenha um papel fundamental. “Pacificador, normalmente, é mais prudente do que o outro que está atirando. Ele é racional e inteligente o suficiente para entender que, no momento da briga, não dá para tentar responder à altura. Então, ele tem sabedoria para baixar a pressão e quando o momento for propício, tratará do assunto”, completou.

Casamento Blindado

Os problemas de casamento são, normalmente, falta de conhecimento e informações para lidar com a outra pessoa, que possui tantas diferenças. Por isso, há mais de 10 anos, Renato e Cristiane Cardoso se dedicam a ajudar casais a superar problemas de relacionamento.

Eles são autores do best-seller “Casamento Blindado”. Um livro que é, praticamente, um guia para casais que desejam ter o casamento à prova de divórcio. Se você deseja aprender como ter um casamento blindado, adquira o livro nas melhores livrarias do País, ou pelo Arca Center. 

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty Images