População pode ser mais imune ao novo coronavírus do que testes apontam
Estudo realizado na Suécia encontra população mais capaz de se defender do vírus
Estudo realizado pelo Instituto Karolinska, da Suécia, aponta que a imunidade da população contra o novo coronavírus, provavelmente, é maior do que os testes realizados até o momento.
Isso aconteceria porque os testes são capazes de encontrar anticorpos desenvolvidos pelo corpo especificamente contra o novo coronavírus. Entretanto, para cada pessoa que apresenta esse anticorpo, outras duas pessoas possuem células T capazes de identificar e destruir células infectadas pelo novo coronavírus.
Os estudos foram realizados com 200 pessoas. Para o imunologista Danny Altmann, do Imperial College de Londres, os resultados são muito importantes, pois evidencia que “o teste de anticorpos subestima a imunidade” humana. Ele ressalta que ainda é preciso estudar mais profundamente o tema, mas que a pesquisa sueca é “robusta, impressionante e completa”.
Ao que foi indicado, as células T são capazes de impedir a proliferação do novo coronavírus no organismo. Consequentemente, impede que a COVID-19 se desenvolva.
O próximo passo que os cientistas darão é investigar se, além dessa proteção, as células T também impedem as pessoas de transmitirem o novo vírus a outras.
As células T já estão sendo investigadas como ferramenta na luta contra a COVID-19 há meses. Clique aqui e saiba mais sobre as descobertas realizadas até então.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo