Vietnam anuncia que venceu a pandemia
País inicia reabertura das atividades normais
O Vietnam anunciou a retomada das atividades econômicas e sociais, após “vencer a guerra” contra a pandemia de COVID-19. No total, o país teve 313 casos confirmados, com seis mortes.
O país asiático possui 100 milhões de habitantes e recebe milhares de visitantes todos os dias, já que é uma importante rota de viagem para todos os países da região, inclusive a China. Aliás, o Vietnam está localizado a apenas 2 mil km de Whuan (China), primeiro epicentro da pandemia. Essa é uma distância menor do que a existente entre Porto Alegre e Goiânia, por exemplo.
O encarregado de Negócios da Embaixada do Vietnam no Brasil, Le Viet Hoang, explicou ao jornal Brasília In Foco a estratégia de combate adotada pelo país:
“O uso de máscaras em locais públicos se tornou uma regra obrigatória. No final de março, o Vietnã implementou em todo o país regimes de isolamento social e de quarentena. As pessoas só foram autorizadas a deixar suas casas para comprar alimentos ou ir a postos de saúde e farmácias. Todos que entraram e entram no Vietnam devem fazer exames médicos e quarentena obrigatória nas instalações designadas”.
Ademais, o país realizou cerca de 250 mil testes de detecção do novo coronavírus (em comparação, o Brasil já realizou mais de 8,4 milhões e pretende chegar aos 46,2 milhões).
“Agora, como a epidemia foi controlada, atividades sociais estão retornando gradualmente à ‘nova normalidade’”, afirmou Le Viet Hoang.
O país mantém regras de segurança para evitar novos casos de contaminação, assim como outros países que anunciaram vitória sobre a pandemia. É o caso de Austrália e Nova Zelândia. Clique aqui para ler mais sobre esses países.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo