Com seca e epidemia da Covid-19, angolanos recebem ajuda de voluntários para sobreviver

Dois milhões estão passando fome no país. 500 mil são crianças com menos de cinco anos de idade

Imagem de capa - Com seca e epidemia da Covid-19, angolanos recebem ajuda de voluntários para sobreviver

Para atender as necessidades urgentes da população de Angola e do sistema de Saúde do país, voluntários do programa social Unisocial – da Igreja Universal do Reino de Deus – se mobilizaram para arrecadar e doar 25 toneladas de alimentos não perecíveis para famílias carentes de diversas províncias do país. Desde o início de março, o programa já ajudou 74,4 mil pessoas no país.

Em 2019, a Angola sofreu com a escassez de alimentos devido à seca que afetou os países do sul da África. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de dois milhões de angolanos são afetados pela fome e seca, sendo mais de 500 mil crianças com menos de cinco anos de idade.

A situação piorou com a crise gerada pela Covid-19, pois cerca de 72% da população depende do trabalho informal e mais de 30% dos angolanos estão desempregados, conforme informações do Ministério da Administração do Território (MAT).

As ações do Unisocial no país em parceria com o Governo se intensificaram e, desde o início da pandemia, o programa já alcançou mais de 12 mil famílias angolanas.

Também distribuíram 80 mil litros de água potável em comunidades das províncias do Bengo e Saurimo, como forma de ajudar a prevenir a transmissão do coronavírus.

O responsável pelo Unisocial no país, Antônio Ferraz, ressalta que ele e os voluntários do programa são gratos por poder servir ao próximo.

“Com o decreto presidencial de estado de emergência visando minimizar a proliferação e os impactos da transmissão da Covid-19, muitas famílias que dependem do trabalho diário para se alimentar ficaram fragilizadas. Ajudar aqueles que mais precisam neste momento é gratificante para nós. Ver o próximo tendo com o que se alimentar e se sentir acolhido, é nossa responsabilidade social”, explica Antônio.

Uma das ações do Unisocial ocorreu na cidade de Cacuaco beneficiando 100 famílias. Para um dos administradores adjuntos da cidade Gabriel Bunga, “a doação atenderá a necessidade de muitas famílias e chegou em um bom momento. A Universal tem sido nossa parceira”.

Além da distribuição de cestas básicas, o Unisocial doou 200 litros de álcool em gel – produto que está em falta em Angola – para Hospital Municipal de Talatona, em Luanda, capital do país. O médico e diretor geral, Domingos Jacinto, declara estar imensamente grato pelo gesto de amor ao próximo da Universal.

imagem do author
Colaborador

UNIcom