2020, o ano dos feriados
Teremos sete feriados nacionais prolongados em 2020, contando com o Carnaval (que é ponto facultativo). O número é maior do que o de 2019, quando ocorreram cinco feriados. O feriado de Tiradentes, em 21 de abril, vai cair em uma terça-feira e também tem a possibilidade de ser emendado. Já o ponto facultativo de Corpus Christi, em 11 de junho, cai em uma quinta-feira.
Apenas o feriado nacional de 15 de novembro, quando o Brasil celebra a Proclamação da República, vai cair no domingo. Mais de mil municípios brasileiros também terão feriado no dia 20 de novembro, uma quarta-feira, quando o Dia da Consciência Negra é celebrado.
Apenas os meses de março e julho não terão feriadões. Entretanto, no Estado de São Paulo, o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado em 9 de julho, vai cair em uma quinta-feira.
Queda no faturamento
Com tantos feriados nacionais e pontes ao longo do ano, o varejo brasileiro deve deixar de faturar R$ 11,8 bilhões em 2020. O número é 53% maior do que a perda prevista para 2019, de R$ 7,6 bilhões, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Segundo o levantamento, a perda mais expressiva se deve à expectativa de recuperação da atividade produtiva no próximo ano, ou seja, o comércio e o varejo “devem se beneficiar mais das vendas em 2020, o que faz com que cada feriado ou ponte em dia útil leve a uma perda financeira maior para os setores”, diz a nota da Fecomercio.
A diminuição do faturamento significa que os empresários deverão calcular com antecedência a queda nas vendas e fazer um bom planejamento para compensar os dias de baixa nos negócios. Segundo a FecomercioSP, isso poderá ser feito com descontos para compras e benefícios antes ou durante os feriados.
Já as cidades que dependem do turismo podem ser beneficiadas por conta dos feriados, pois mais brasileiros tendem a procurar por viagens.
Quem ganha?
Longe de trazer apenas benefícios, o excesso de feriados implica na paralisação de equipes e isso acaba interferindo na produtividade das empresas. Algumas pessoas podem até pensar que isso não é da conta delas. Entretanto o fato é que a economia é um sistema interligado.
Isso significa que o crescimento econômico depende do bom funcionamento de todos os setores, passando pela agricultura, indústria, comércio e serviços, e, por isso, a paralisação constante é ruim para o Brasil.
Oportunidades
Mas, apesar dos prós e contras, uma coisa é certa: nosso país terá vários feriados em 2020. Nesse sentido, o que você fará nesses dias de descanso? Para alguns brasileiros, a vida se organiza em torno dos feriados, datas reservadas apenas para comemorações e excessos.
Entretanto o feriado também pode ser um bom momento para fortalecer a própria Fé, encontrar familiares e até planejar novos negócios.
Por isso, se você passa a sua vida contando os dias para o próximo feriado, pense bem em como vai usar cada um deles. Quem sabe o feriado não é o momento que você está precisando para tirar seus planos do papel? Reorganizar as finanças, empreender ou usar o tempo para estudar são boas formas de tornar o feriado um período para o crescimento pessoal e espiritual. Lembre-se: 2020 é um ano bissexto, o que significa que serão 366 oportunidades para mudar o que não está bom para você. Você aceita o desafio?
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo