“Ele não tem tempo para mim. o que eu faço?”

Imagem de capa - “Ele não tem tempo para mim. o que eu faço?”

Na Escola do Amor Responde desta edição, Aline conta que está frustrada com o namorado que não tem tempo para ela. Ela pede ajuda aos professores Renato e Cristiane Cardoso, que a orientam como estabelecer prioridades para encontrar a felicidade na vida a dois.

ALINE – Tenho 31 anos e há três meses comecei a namorar um rapaz de 24 anos. Ele é divorciado e tem uma filha que mora com os avós. No início do relacionamento conversávamos mais. Apesar dele dizer que é tímido, sempre me enviava mensagens atenciosas e carinhosas.

Ele se mostrava presente e interessado por mim. Ficávamos horas no telefone, mas agora ele assumiu um cargo de liderança na Igreja, voltou a estudar e tem muitas responsabilidades. Isso abalou nosso relacionamento. Como a situação econômica dele não é muito boa, dificilmente saímos. Ele sempre manda mensagens aos grupos da Igreja via WhatsApp, mas para mim não envia nem um bom-dia.

Quando nos encontramos, ele fica em silêncio e não expressa nenhum carinho. Tenho deixado minha Igreja, meus amigos e mudei minha rotina para ficarmos juntos, mas não vejo nenhum esforço da parte dele. Na última conversa que tivemos perguntei se ele queria terminar o namoro, mas ele disse que não, mas sinto que para ele é indiferente estar comigo ou não. A frieza dele tem me machucado muito.

RENATO – Parece que você não é prioridade na vida dele neste momento. Ele está focado nos estudos e no trabalho da Igreja. Para ele, você se tornou um acessório ou até uma distração e, por isso, ele não sabe o que fazer ou como agir com você. Levando em conta a idade dele, pode ser que ele ainda esteja procurando se firmar na área financeira. Pode ser também que ele sinta que tem um chamado para a Obra de Deus e, por isso, quer se dedicar a esse chamado. Pode ser que a vida amorosa para ele não seja uma prioridade, como você disse.

Tanto que ele não pensa em casamento agora. Isso já indica que o calendário dele é diferente do seu. Você, com 31 anos, parece que já está pronta para um compromisso, tem um pensamento diferente do dele. Isso sempre será um problema entre vocês até que a agenda dele mude ou sua agenda se ajuste à dele. Como você está frustrada, também acaba deixando-o frustrado com suas cobranças, expectativas e reclamações pela falta de atenção por parte dele. Essa discrepância de agendas e prioridades é algo suficiente para você desistir desse relacionamento. Posso lhe dizer que a relação vai fracassar.

CRISTIANE – Eu gostaria de comentar quanto aos erros que você está cometendo. Vocês estão há três meses nesse relacionamento e não há um ano. Você diz que gostaria que ele ligasse para você todo dia para dar bom-dia e que tem deixado a sua Igreja, seus amigos, sua rotina para poder ficar com ele, mas existe a diferença de idade entre vocês. Você acha que ele é maduro, mas ele é maduro só para a idade dele. Ele não está pronto para um relacionamento. Vimos que você está esperando algo que ele não tem como lhe dar neste momento.

Você está namorando um rapaz que não tem dinheiro, não tem uma carreira nem uma vida financeira estável. Se você se tornar uma namorada que quer que ele lhe envie mensagem toda manhã e que ele a veja a semana toda, você vai virar um peso na vida dele. Então, se você quer continuar esse relacionamento, terá que ceder e mudar suas expectativas. O fato é que você tem que mudar essa forma de se entregar tanto para um namoro de apenas três meses. Você mudou sua rotina, deixou seus amigos e sua Igreja para viver para ele, mas é claro que ele não vai dar valor a algo tão fácil. A qualquer momento, a qualquer hora do dia ou da semana, ele pode ligar para você porque você vai largar tudo para vê-lo.

RENATO – Percebemos que você está ansiosa. A sua situação emocional somada à dele não é boa. Você está convivendo com dois extremos: você está ansiosa e quer casar; ele, por sua vez, vê o casamento como a última prioridade dele. Este é o problema principal. Não importa se ele é uma boa pessoa, se é maduro, pois esse fato é crucial para que não prossigam com esse relacionamento.

CRISTIANE – É possível perceber que você se deixou levar por esse relacionamento por causa das palavras carinhosas dele. Ele deve ter lhe dito que você é bonita, lhe mandou emoticon de coração pelo WhatsApp e faz aquele xaveco todo com você no início. Então, você suspirava e acabou se entregando. Fica a dica, por meio do seu exemplo, a todas as mulheres: não é assim que a mulher deve se deixar conquistar por um homem. Se a mulher se deixa conquistar tão facilmente, como o homem vai investir mais na conquista? No seu caso, Aline, o que mais seu namorado precisa fazer?

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images