Os perigos de conhecer uma pessoa pela internet
ALUNA – Quais os perigos de conhecer um pretendente pela internet? Quero receber algumas dicas.
RENATO – A internet é uma ferramenta muito útil e até tem ajudado a aproximar pessoas que acabaram se conhecendo e depois deram início a um relacionamento amoroso. Mas seu uso exige cuidado, principalmente quando alguém faz contato com um pretendente a namoro com a intenção de conhecê-lo e está começando do zero, ou seja, não o conheceu no trabalho ou na faculdade, por exemplo. Então, é preciso investir muito mais tempo para conhecer a pessoa de fato.
CRISTIANE – Quando está em um relacionamento virtual, o interessado se abre, escreve muitas coisas, fala de sua história e muitas vezes engana a outra pessoa. A impressão é até de que a conversa é melhor do que se fosse pessoalmente. Na internet, ele escreve somente aquilo que deseja que os outros pensem dele. Ele quer impressionar e falar o que o outro deseja ouvir. Por exemplo: nunca me esqueço de um rapaz que foi ao programa Escola do Amor e contou que dizia apenas as coisas que as mulheres desejavam ouvir. Se a mulher fosse romântica, ele falava palavras bonitas; se ela fosse sensível, ele dizia coisas sensíveis. Ele enganava várias mulheres e este é o perigo da internet.
RENATO – Isso se torna um jogo para a pessoa que sabe usar a ferramenta. Recentemente, cuidamos de um casal cuja esposa descobriu que o marido estava em contato com uma mulher de outro Estado e se insinuava para ela como se fosse solteiro. Mas este já era o comportamento dele antes do casamento. Ele tinha sido um viciado em “cantar” mulheres pela internet. Isso tem ocorrido bastante: a pessoa cria um perfil falso para conversar com alguém e depois apaga as mensagens.
Então, reflita se este meio é bom. É claro que não é recomendável, não é um meio perfeito, salvo se a pessoa já conhece outra que recomendou o contato pelas redes sociais. Esse não é um método muito seguro, porque até a pessoa ter certeza de que a outra está sendo sincera é preciso desfazer todas as suspeitas. Se alguém perde tempo falando com uma pessoa durante três meses e depois descobre que ela não é de fato como descreveu, vai se frustrar.
CRISTIANE – O problema é que muitas vezes a pessoa não fica só conversando. Ela troca nudes, tem conversas íntimas, etc. Além da internet ser um método de conhecer alguém muito arriscado, muitas pessoas estão levando a relação para outra fase e adotando posturas que seriam adequadas somente depois do casamento. Agora, imagine o prejuízo que uma pessoa tem quando termina a relação porque descobre alguma coisa da outra.
RENATO – Hoje o nível de carência especialmente das mulheres é altíssimo. Muitos espertalhões e golpistas se valem dessa carência para enganar e se aproveitam para extorquir mulheres carentes que acham que estão recebendo atenção na internet. É por esse motivo que muitas pessoas estão sofrendo a ressaca dos aplicativos de relacionamento. Quando esses sites e aplicativos foram lançados, as pessoas “caíram de cabeça” e sofreram muito. Elas saíram com muitas pessoas ao mesmo tempo e hoje estão desconfiadas e nem querem mais usar a internet. Não confiam em mais ninguém por causa das decepções que sofreram. Mas isso só aconteceu porque não tomaram as devidas providências na hora de conhecer e ou fazer contato com alguém.
Então, se você, aluna, quer conhecer uma pessoa por esse meio, se não tem nenhum amigo como intermediário entre você e o seu pretendente, um amigo em comum, não responda nem cumprimente qualquer um. Você não saberá quem é realmente a pessoa que está do outro lado. Nossa dica é que você não aceite contato de ninguém. É preciso que você também vigie o seu acesso às redes sociais, porque basta um clique para você aceitar alguém, tendo em vista que na rede social atualmente todo mundo diz que é amigo. Então, é melhor você perguntar antes e tentar verificar melhor quem é a pessoa. Se tiver informações concretas sobre ela, tente conhecê-la em seguida. Tente marcar um encontro e logo sair da relação virtual. Por meio dela é fácil ser enganado.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo