Maioria das mães cede à vontade dos filhos, aponta estudo

Compra de supérfluos pode levar ao endividamento da família. Palestra aponta saídas

Imagem de capa - Maioria das mães cede à vontade dos filhos, aponta estudo

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que 64% das mães cedem à vontade dos filhos nas compras, mesmo não havendo necessidade. Algumas, chegam até se endividar.

Com o objetivo de alertar os pais para problemas comportamentais, como a falta de disciplina, no dia 3/11, o programa social Escola de Mães realizou a palestra “Ultrapassando os limites”, em 22 estados brasileiros.

Na palestra, a atitude “pidona” dos filhos com os pais, foi comparada com um mundo sem lei. “Imagine se vivêssemos em um país onde pudéssemos fazer o que quiséssemos? Para alguns, aparentemente, seria ótimo. Mas em pouco tempo, seria impossível viver nesta Terra. No caso dos filhos, infelizmente, os tutores só vão perceber o poder destrutivo da permissividade, quando ela se tornar em apatia, depressão, automutilação”, explicou a psicóloga e responsável pelo Escola de Mães, Edineia Dutra.

A pesquisa também informou que 36% das mães entrevistadas já ficaram em algum momento endividadas em decorrência das compras que fizeram para os filhos e 9,9% já deixaram de comprar produtos importantes para a casa ou de pagar alguma conta, porque compraram algo que viram na mídia.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela kawauti, “as mães querem sempre satisfazer seus filhos, o que é compreensível, mas a vontade de agradar as crianças não pode se sobrepor as condições do próprio bolso, ainda mais em tempos de crise. Além disso, essas atitudes podem dar exemplos ruins às crianças e dificultar um eventual ajuste financeiro quando necessário”.

Foram entrevistadas 843 mães das 27 capitais que possuem filhos com idade entre 2 e 18 anos.

No final do evento, os pais receberam orientações individuais para educar e manter uma relação saudável com seus filhos. Cerca de 3,3 mil pessoas foram beneficiadas.

A Escola de Mães realiza palestras com temas diversos, mensalmente, sempre com base nos valores da família. Além disso, as voluntárias visitam hospitais e realizam doações de alimentos em comunidades carentes. Neste ano, mais de 140 mil pessoas já foram beneficias pelo programa social.

Se você também tem interesse em participar das palestras, acesse: https://www.universal.org/godllywood-escola-de-maes/

imagem do author
Colaborador

UNIcom