Fermento dos fariseus e de Herodes
Leia e medite na mensagem
Estava pensando ainda sobre a diferença entre o fermento dos fariseus e o fermento de Herodes:
Fermento dos fariseus – se abstém de muitas coisas, sacrificam bastante seguindo mandamentos complicados, criados por eles mesmos, mas desprezam o mais importante, que é Deus, tornando tudo um fardo para eles e mais ainda para os outros, com uma falsa aparência de santidade.
Fermento de Herodes – vive no pecado abertamente, satisfaz todas as vontades da carne, quebra todas as regras. Ainda que simpatize com a Palavra e saiba quais são seus erros, não muda.
Dois extremos. Um é hipócrita e o outro, incrédulo. Mas, nenhum deles será salvo enquanto permanecer assim.
Deus não está nem em uma vida desregrada, nem em uma vida sufocada por regras.
Jesus é equilibrado, mas o homem não consegue alcançar esse balanço sem Ele.
Por isso, os excessos costumam indicar a falta da presença de Deus.
Não é nem o lavar minuciosamente dos copos, como também não é o viver sem regras, a ponto de tomar a mulher do irmão, que trará satisfação na alma.
A Palavra nos protege do mal, mas não nos oprime, nem nos faz oprimir quem nos rodeia.
A lei, na realidade, apenas nos mostra o quanto somos pecadores e que nunca conseguiremos praticá-la com perfeição.
Somente a misericórdia de Deus – todos os dias – é que pode nos lavar dos nossos pecados, como está escrito em Romanos.
Entender isso é se humilhar, mas também é ser livre de todo peso, pois tentar ser perfeito pela força do braço é pesado, assim como ser rebelde também é pesado porque ambos tentam provar que são autossuficientes.
É muito melhor e mais leve aceitar que, talvez, não seja um pão tão bonito porque não tenho fermento. Mas é melhor ser feio e sem crescimento enganoso do que mascarar minha pequenez com o volume do fermento, já que, no fim das contas, ainda que faça crescer por um tempo, ele não pode salvar.
(*) Alessandra Schultz
Ver esse post no Instagram
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo