"Operação Verão" leva apoio contra a depressão às praias

Projeto Depressão Tem Cura de todo o País presta apoio a banhistas, moradores e trabalhadores do litoral

Imagem de capa - "Operação Verão" leva apoio contra a depressão às praias

Para muitos o verão é sinônimo de viagens, férias, sol, praia e diversão. A oportunidade de descansar o corpo e a mente de um ano de trabalho. Mas para outros esse momento é uma tentativa de fuga da dor da alma.

Nasce a “Operação Verão”:

Infelizmente, a depressão e outras doenças mentais não tiram férias e acompanham a pessoa, não importa onde ela vá.

  • “Muita gente sai de férias tentando encontrar descanso para a mente e o coração, mas o que acontece é só uma maquiagem na dor. A alma continua gritando, só que agora com óculos escuros e pé na areia. Por isso, o Grupo Depressão Tem Cura estará atuando durante todo o verão, em todas as praias do Brasil, oferecendo escuta ativa, acolhimento e conversa sem julgamento”, fala Jefferson Garcia, responsável nacional do Depressão tem Cura.

A “Operação Verão” começou no dia 20 de janeiro e durará até o fim do verão. Nesse período, acontecerão ações semanais nas praias para ajudar turistas, trabalhadores e moradores que passarem pela região.

Veja ações pelo Brasil:

Rio de Janeiro

A primeira ação realizada na Praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, alcançou cerca de 1.500 pessoas. Além da escuta, os agentes do bem realizaram dinâmicas, entregaram dicas e balões com mensagens positivas.

  • “Vemos que mesmo diante de uma paisagem surpreendente, que passa a sensação de lazer e felicidade, muitos estavam ali como uma válvula de escape para suas dores. Muitos chegaram a nós como se fosse realmente a última chance e encontram ali o que precisam para ter cura”, comenta o coordenador da ação, Edmar Ferreira.

Ele acrescenta que por Copacabana ser um local turístico, muitos estrangeiros chegam curiosos ao Stop Depression e se deparam com a oportunidade de serem curados de pensamentos e sentimentos negativos. “Nesta ação, em específico, tivemos muito contato com pessoas de outros países que, não tiveram apenas uma experiência de viagem comum ao exterior, mas encontraram apoio e ajuda. Uma coisa é certa, todos que passaram por ali tiveram a certeza de que depressão tem cura, encontraram esperança e apoio para continuarem lutando e vencerem”, afirma.

 

Paraná

Os agentes do bem também passaram pela Praia de Caiobá, na cidade de Matinhos. Mais de 100 pessoas foram atendidas ou participaram de dinâmicas reforçando a importância de substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos. Além disso, doaram exemplares do livro “Eu Venci a Depressão”.

“A ação impactou positivamente pessoas que enfrentam a depressão diretamente ou por meio de familiares, oferecendo uma palavra de ânimo, acolhimento e a renovação da esperança. Muitos relataram que o gesto foi um divisor de águas, ajudando-os a enxergar novas possibilidades para suas vidas”, conta Antônio Nascimento, organizador da ação.

  • Antonio também diz que, por meio da ação, uma pessoa solicitou a ajuda do grupo para um familiar. “Com a devida autorização foi realizada uma visita posteriormente a este familiar, a pessoa recebeu muito bem o atendimento e se emocionou. Ele relatou que enxergou essa visita e acolhimento como um sinal de que sua vida pode mudar. Entregamos o livro ‘Eu Venci a Depressão’ e ele seguirá sendo acompanhado pelo casal de agentes do bem que realizou a visita”, finaliza.

Sobre o “Depressão tem Cura”:

O grupo oferece, gratuitamente, apoio emocional e espiritual a quem sofre com depressão, ansiedade, desejo de suicídio, doenças emocionais e luto persistente.

Caso você precise desabafar, marcar um atendimento ou uma visita em sua casa, envie uma mensagem para o WhatsApp: (11) 3573-3662.

Além disso, acesse as redes sociais oficiais do grupo para ver ações e eventos realizados: Facebook, Instagram e YouTube.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas