thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO DAR A VOLTA POR CIMA RAPIDAMENTE?

Quando você reconhece o erro, se arrepende e decide agir, a recuperação começa imediatamente

O ponto de partida para quem quer mudar de vida não é o acaso, nem o tempo — é a decisão, a escolha. Por isso, hoje eu quero falar diretamente com você que sabe que tomou decisões ruins, colheu consequências amargas e, ainda assim, deseja mudar a própria história — e rápido.

Com isso, ao longo dos anos, aprendi algo simples, porém poderoso: a melhor forma de se recuperar de uma escolha errada é ser rápido em fazer uma escolha certa. A mudança acontece na mesma proporção em que você reconhece onde errou e decide agir diferente.

A velocidade da mudança começa no reconhecimento

Antes de qualquer transformação externa, existe um momento interno decisivo: cair em si. Enquanto a pessoa tenta justificar o erro, minimizar a culpa ou transferir a responsabilidade, nada muda. Mas, quando ela reconhece: “Eu fiz uma péssima escolha”, algo poderoso acontece.

Quanto mais rápido você identifica as decisões erradas que o levaram ao fundo do poço, mais rápido você pode começar a subir. A sua vida muda na mesma velocidade do seu arrependimento sincero.

O exemplo do filho pródigo

A parábola do filho pródigo, registrada em Lucas 15, nos mostra dois momentos cruciais: uma má decisão que destruiu tudo e uma boa decisão que reconstruiu a vida.

A princípio, esse jovem escolheu sair da casa do pai, antecipar a herança e “curtir a vida”. No entanto, na prática, mostrou que valorizava mais o dinheiro do que o relacionamento. Com o tempo, foi para longe, desperdiçou tudo e, quando o dinheiro acabou, as companhias também desapareceram. O resultado, portanto, foi fome, humilhação e vergonha.

Contudo, o ponto mais importante da história não é a queda, mas o momento em que ele caiu em si.

“E tornando em si…”

Quando desejou comer a comida dos porcos e isso lhe foi negado, o texto diz algo revelador: “E tornando em si…”. Ali, ele reconheceu a péssima decisão que havia tomado.

Ele foi irresponsável? Sim. Ingrato? Também. Inconsequente e desperdiçador? Sem dúvida. Mas há algo que ele não foi: insensato ao ponto de não aprender. Restou nele bom senso suficiente para admitir: “Eu errei”.

E é exatamente aqui que mora a esperança.

Você consegue identificar onde errou?

Agora eu pergunto diretamente a você:

Você consegue olhar para trás e identificar pelo menos uma escolha errada que o levou à situação em que está hoje?

  • Talvez um relacionamento que você nunca deveria ter iniciado.
  • Talvez princípios que você abriu mão para ganhar mais dinheiro.
  • Talvez a desobediência aos pais, o afastamento da presença de Deus, decisões tomadas por impulso.

Se você consegue reconhecer isso — e se arrepender de verdade — então há esperança para você. Isso significa que você não perdeu o juízo, nem a capacidade de recomeçar.

Arrependimento não é desculpa, é mudança

Arrependimento não é dizer: “Não foi tão bom assim”. Mas, admitir: “Eu errei. Se pudesse voltar atrás, faria diferente.”

E se você chegou a esse ponto, eu tenho boas notícias: dá tempo. Dá tempo de mudar. Dá tempo de voltar atrás.

Agora é a sua vez

Não importa o quão fundo você caiu, nem o tamanho do estrago que causou. Se hoje você consegue dizer: “Eu errei, fui o culpado e me arrependo”, então faça o que o filho pródigo fez.

  • Pare de se autocondenar.
  • Pare de culpar os outros.
  • Pare de dizer que não tem mais jeito.

Neste vídeo, você vai entender como dar a volta por cima de forma rápida através da parábola do filho pródigo, que mostra que reconhecer o erro e agir com humildade pode restaurar completamente a sua vida.

Se este vídeo lhe ajudou, compartilhe para ajudar mais pessoas.

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso