Unisocial realiza ação durante o inverno e deve atender mais de 200 pessoas em Portugal

Iniciativa em parceria com a EVG oferece alimentação e serviços de apoio social à comunidade

Imagem de capa - Unisocial realiza ação durante o inverno e deve atender mais de 200 pessoas em Portugal

No sábado, 24 de janeiro, a Unisocial, em parceria com a Evangelização (EVG), vai promover a ação “Unisocial em Comunidade – Calor Humano no Inverno do Talude Militar”, no município de Loures, Região Metropolitana de Lisboa. Cerca de 70 voluntários se dedicarão ao evento.

A mobilização acontece nas dependências da Associação para a Mudança e Representação Transcultural (AMRT), onde serão distribuídas refeições quentes e kits com pão, maçã e suco, bem como orientação jurídica, cuidados com a saúde em geral, serviços de manicure, corte de cabelo e outros.

A região do Talude Militar concentra famílias em situação de vulnerabilidade social que enfrentam um cenário de instabilidade habitacional, o que agrava a insegurança de parte dos moradores. Diante desse contexto, a ação busca beneficiar 250 pessoas.

Para Luiz Claudio Almeida, responsável pela Associação Unisocial, como é chamada em Portugal, a atuação na região é fundamental neste período. “Num lugar marcado pela precariedade extrema, o simples ato de olhar, escutar e acolher devolve a dignidade a quem vive sob constante insegurança. O frio agrava a vulnerabilidade, tornando urgente uma resposta que vá além do discurso.”

Segundo relatório da Rede Europeia Anti-Pobreza, cerca de 2,1 milhões de pessoas vivem em situação de vulnerabilidade em Portugal, especialmente idosos e crianças, o que evidencia a necessidade de iniciativas contínuas voltadas à assistência social. Em 2025, através de ações focadas no apoio comunitário, a Unisocial alcançou mais de 1,2 milhão de pessoas em diferentes países.

imagem do author
Colaborador

UNIcom