O fundo do poço foi o início da mudança
Depois de anos de sofrimento, Thaynara Coutinho se livrou das marcas do passado e conquistou a paz que tanto buscava. Entenda como
Thaynara Coutinho, de 31 anos, aprendeu os ensinamentos e a fé cristã durante a infância, quando acompanhava seus familiares às reuniões da Igreja Universal, mas, ainda assim, sofreu em razão das escolhas que fez.
Ela desejou viver o que desconhecia
Na adolescência, influenciada pelas amizades, ela quis experimentar o que, até então, desconhecia. Aos 14 anos, por exemplo, Thaynara passou a frequentar festas e baladas, mas o que inicialmente parecia apenas uma diversão abriu portas para sofrimentos futuros.
Nessas festas, ela conheceu as drogas. Ela começou com o cigarro, mas afirma que se sentiu “presa” com a maconha. As bebidas alcoólicas também passaram a fazer parte do seu cotidiano.
Infelicidade e agressões
Aos 16 anos, em busca da felicidade amorosa, ela iniciou um relacionamento. Contudo, o que deveria ser a realização de um sonho, tornou-se um pesadelo, como relata: “Foi um relacionamento totalmente abusivo. Tínhamos muitas brigas e agressões, a ponto de eu ir trabalhar com o olho roxo e, em outras ocasiões, ficar com cicatrizes nas mãos originadas por cortes da faca manuseada durante as discussões”.
Por se sentir usada, ela decidiu também usar
Esse relacionamento durou quatro anos. Nesse período, não bastassem as marcas emocionais que já carregava, Thaynara sofreu outra situação grave: tentativas de abuso sexual e emocional por parte de um parente. Apesar de viver essa realidade, ela continuou se envolvendo com vários rapazes, mas com um pensamento definido: “Eu só queria me distrair e depois ia embora. A cada final de semana, era um rapaz diferente. Eu queria me vingar dos abusos que sofri, mas, na verdade, aquilo só me machucava. Cheguei a vender fotos íntimas e, nas festas, eu dançava com a intenção de seduzir os homens apenas para usá-los”, confessa.
As marcas a acompanharam
Contudo, internamente, ela ansiava por se livrar da dor que carregava e ser feliz. Foi o que imaginou que aconteceria ao conhecer seu atual esposo, alguém que ela define como uma pessoa “doce e educada”.
Mas as marcas do passado fizeram com que ela levasse os problemas também para esse relacionamento. Dessa forma, as brigas passaram a ser diárias e se intensificaram depois de uma traição da parte dela. Com a decisão de seu marido de pôr um fim ao relacionamento, ela entrou em depressão e conta como reagiu: “Por vezes, pensei em tirar a minha vida. Como eu não aguentava mais, lembrei do que eu tinha aprendido na Igreja. Sabia que era lá que estava a solução para mim. Então, em 2023, decidi retornar aos braços de Jesus”.
A cura por meio do Espírito Santo
Machucada e perdida. Foi assim que ela chegou à Igreja, mas, por meio da Palavra de Deus, teve a chance de começar uma nova vida. Apesar das perseguições que sofreu ao decidir se batizar nas águas, ela se manteve firme em sua escolha. O resultado foi a mudança completa que ela conquistou por meio do recebimento do Espírito Santo. Ela compartilha o que mudou a partir daí: “Passei a ter uma paz tão grande dentro de mim que, mesmo que tudo ao meu redor esteja desmoronando, continuo tranquila. Hoje sou fiel ao meu marido e livre dos vícios e das marcas do passado”.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo