Olimpíadas FJU reúnem mais de 9 mil atletas em todo o Brasil
Competições movimentam jovens com disputas em mais de 15 modalidades esportivas
Durante todo o mês de novembro, jovens participam das Olimpíadas FJU em todas as regiões do Brasil. Em São Paulo, o evento acontece neste fim de semana (8 e 9) no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, com cerca de 1,5 mil atletas e público estimado em 5 mil. A realização é do Instituto Pró-Família, em parceria com a Secretaria de Esportes de São Paulo e a Força Jovem Universal (FJU).
Com expectativa de mais de 20 mil torcedores em todo o território nacional, as Olimpíadas reúnem modalidades como futsal, vôlei, basquete, futebol, futevôlei, tênis de mesa, atletismo, natação, artes marciais, xadrez, badminton, queimada, cabo de guerra e futmesa, entre outras.


Esporte, superação e propósito
O projeto busca promover o esporte como ferramenta de inclusão e transformação social. Segundo o responsável pela FJU, Celso Júnior, as atividades “ensinam disciplina, cuidado com o corpo e oferecem a oportunidade de interagir com outros que compartilham dos mesmos ideais. Isso faz com que eles se sintam capazes, úteis e parte da sociedade, reduzindo o número de suicídios entre aqueles que perderam a vontade de viver”.
As competições contam com o apoio de quase 2,5 mil voluntários em todo o Brasil, responsáveis pelo suporte às equipes. Os vencedores receberão troféus e medalhas nas categorias individuais e coletivas, além do prêmio Fair Play e do reconhecimento à região com maior número de conquistas.

Para os participantes, a experiência é inesquecível: “Participei da primeira edição, em 2022, e foi maravilhoso. A organização, os jogos, tudo me encheu os olhos”, relata Raíssa Novaes, de 22 anos. Já Rafaela Vitória Nunes, de 18, destaca: “Conheci pessoas incríveis e pude representar o Templo no basquete. Foi uma experiência marcante”. De acordo com pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 84% dos jovens entre 11 e 17 anos não praticam uma hora diária de atividade física, como recomendado. Iniciativas como essas, trabalhando com a recreação, surgem justamente para mudar tal realidade.
O projeto Esportes é um dos pilares da FJU, voltado ao desenvolvimento humano, à socialização e ao enfrentamento de problemas como depressão e vícios. Presente em mais de 100 países e fundada em 1977, a Força Jovem beneficiou mais de 3 milhões somente em 2024. Pessoas entre 15 e 25 anos interessadas em participar das próximas ações podem procurar a Universal mais próxima: universal.org/localizar.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo