Qual é o plano de Deus para a sua vida?
Todos desejam realizar seus sonhos, mas será que eles correspondem ao que Deus planejou para cada um?
Em algum momento você já deve ter se perguntado: “Qual é o plano de Deus para a minha vida?” Ou pode ter ouvido alguém afirmar com convicção: “Isso faz parte do plano de Deus para mim”. Há ainda os que, diante de uma dificuldade, ouvem de familiares e amigos: “Esse é o propósito de Deus para você”.
Quase sempre, quando esse tema vem à tona, o olhar se volta apenas para o que é visível: carreira, casamento, filhos e conquistas financeiras. Trata-se de uma perspectiva limitada, horizontal, que considera apenas os desejos ligados à vida terrena.
Vida em abundância
Em João 10:10 está registrada a seguinte afirmação do Senhor Jesus: “… Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. O que Ele quis dizer com isso?
Muitos interpretam esse versículo como uma promessa de prosperidade material. No entanto, a abundância mencionada por Jesus vai muito além disso: trata-se da abundância espiritual. É paz, é certeza, é a plenitude de uma vida conduzida por Deus. Essa abundância não se limita ao que se vê, mas ao que se experimenta intimamente. E é justamente essa vivência interior que conduz à eternidade.
Portanto ter uma vida verdadeiramente com abundância não é o que se possui, mas o que se é. Essa plenitude nasce de uma Fonte inesgotável e acessível a todos: o Deus Altíssimo.
O plano é um só
A Bíblia revela que Deus tem um plano único e imutável para todos: a salvação da alma. Mais do que conceder bênçãos ou resolver problemas imediatos, o propósito de Deus é conduzir cada um de nós a nos tornarmos Seus Filhos. Foi para isso que o Senhor Jesus veio ao mundo.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
O sacrifício de Jesus na cruz é a maior e mais bela demonstração do amor de Deus pela Humanidade. No entanto, para receber a vida eterna, é preciso crer plenamente em Jesus e entregar-se completamente a Ele – de corpo, alma e espírito. Aqueles que rejeitam a mensagem da cruz, que é a oferta de salvação, sofrerão eternamente (Mateus 10:28).
Abraão: o exemplo de visão
Ao longo da história, Deus deixou claro Seu plano maior e a trajetória de Abraão ilustra bem esse princípio. Deus prometeu ao patriarca uma descendência numerosa e muitas bênçãos, mas, antes de receber essas promessas – mesmo já em idade avançada –, ele precisou aprender a crer e a esperar. Sua fé não se baseava apenas no que podia ver, mas na promessa maior: aquela que atravessaria gerações e culminaria em Cristo (Mateus 1:1-17), garantindo a todos a possibilidade de salvação. Isso mostra que, embora Deus realize sonhos terrenos, Seu foco principal sempre foi e sempre será a vida eterna com Ele.
Como esperar algo do Alto com os olhos presos à terra?
Quando recebemos algo que vem de Deus, obtemos resultados precisos. Nesse sentido, nosso olhar deve estar sempre voltado para Ele, em obediência, como pediu o Senhor Jesus ao cego, conforme está descrito em Marcos 8:23-25: “E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindolhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente”.
Nesta passagem, Jesus fez o cego olhar para cima e só então veio a restauração da vida dele. Então, se sua vida ainda não foi transformada, reflita: talvez o seu olhar esteja na direção errada.
“… O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu” (João 3:27).
Como estar dentro do plano de Deus?
A resposta para a pergunta acima é: obedecer à Palavra de Deus. Você estará fazendo a Vontade dEle e, consequentemente, Ele o conduzirá aos Seus planos.
Então, em vez de se apegar a projetos pessoais acreditando que fazem parte do plano de Deus, como pensar “vou me casar com aquela pessoa”, “devo entrar nesse negócio” ou “vou ganhar muito dinheiro”, o mais importante é viver em obediência a Deus.
Ele guiará você a seguir pelos caminhos desejados por Ele, como está escrito em Salmos 119:105: “Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra, e luz para o meu caminho”.
Nessa passagem, o salmista mostra que a Palavra de Deus nos dá clareza sobre o que devemos fazer. Naquela época, à noite, não havia postes de luz e, para enxergar, era preciso contar com o céu claro, a lua cheia ou uma tocha. Ao dizer “lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos”, ele afirma que a Palavra ilumina nossos passos e decisões. Considerando isso, não se preocupe com o amanhã, como alertou o Senhor Jesus:
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6:34).
Não busque profecias que prometem revelar seu futuro e tenha cuidado com quem tenta se colocar entre você e Deus. Nosso intermediador já existe: é Jesus. Se alguém alega que é a Voz de Deus, mas não aponta para Jesus, desconfie, afaste-se e consulte diretamente o Espírito Santo.
O plano é se tornar Filho de Deus
Todos nascem criaturas de Deus, mas nem todos se tornam Filhos de Deus. Para que essa mudança aconteça, é necessário que a pessoa nasça dEle e receba o Seu DNA.
“Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:11-13).
Esse é o grande propósito do Criador: transformar criaturas em Filhos, salvá-los e levá-los para o Seu Reino. Não se trata de religiosidade, mas de viver em um relacionamento íntimo com Ele.
O plano para você
Esse plano está disponível para todas as pessoas, independentemente de sua origem, situação ou passado. No entanto há uma condição essencial: é preciso estar disposto a se render à Vontade de Deus. Para isso, é necessário:
- Assumir o Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador, entregando sua vida a Ele.
- Reconhecer-se pecador e, arrependido, abandonar o pecado e se batizar nas águas.
- Buscar o batismo com o Espírito Santo até recebê-Lo e viver conduzindo cada decisão segundo a Palavra de Deus.
Pare de olhar apenas para o horizonte, pois isso limita sua visão. Comece a olhar para o Alto, onde está o verdadeiro sentido da existência. Ao fazer isso, você terá dentro de si o Abençoador, se tornará a própria bênção e, naturalmente, alcançará tudo o mais em sua vida.
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Tudo parecia perfeito, mas ela encontrou a vida no dia em que realmente olhou para o Alto
Daniele Cristina de Medeiros Lima, de 40 anos, assessora parlamentar, dedicou-se intensamente à realização de seus próprios sonhos. No entanto, ao priorizar seus objetivos pessoais, acabou deixando de lado o mais importante: sua comunhão com Deus. As consequências dessa escolha são reveladoras. Veja o que aconteceu:
O início da vida com Deus
Cresci cercada por dores que me tornaram uma adolescente triste e cheia de traumas. Aos 15 anos, em um evento promovido pela Universal, ouvi falar de Jesus e conheci o poder da fé. Então, decidi me entregar. O batismo nas águas marcou o início de uma vida com Deus. Ele me deu paz, alegria e me ensinou a perdoar. Minha vida ganhou sentido e, pela primeira vez, olhei para o Alto.
Uma vida de conquistas
Com a dedicação à Obra de Deus, fui levantada à obreira e vi minha vida prosperar em vários aspectos. Me casei com um homem de fé, fui aprovada em um concurso público e mudei de cidade. Tudo parecia perfeito. Eu acreditava que tinha alcançado os planos de Deus para mim. Mas meu olhar já estava voltado para o que os olhos podiam ver: família, sucesso e conquistas.
Deus não era a prioridade
Com o passar do tempo, o centro da minha vida mudou. Sem perceber, passei a colocar meu marido e minha família acima de Deus. O que antes era dedicação se transformou em rotina. Entreguei o uniforme de obreira e senti um alívio momentâneo. Ainda frequentava a igreja, mas meu foco estava nos meus próprios desejos. Eu achava que planejar e realizar tudo sozinha era o mesmo que viver os planos de Deus.
O vazio logo chegou
Então, decidi ter um filho e tudo saiu como planejado. A gravidez veio no mês desejado e minha filha nasceu saudável. Mas, depois de seis meses, a alegria deu lugar ao vazio. Nada me satisfazia. Minha família, meu trabalho, tudo perdeu o sabor. O diagnóstico de depressão foi um choque. Pensei: “Como eu, conhecedora da Palavra, podia estar com depressão?”
Rendida ao verdadeiro plano
Em meio à dor, fiz a oração mais sincera da minha vida. Pedi que Deus me devolvesse a alegria que vinha dEle. Reconheci meu orgulho e entreguei o controle da minha vida para Ele, pois entendi que nunca tinha me submetido aos Seus planos, mas apenas aos meus próprios. Foi em uma quarta-feira, durante uma reunião na Universal, que, enfim, minha alma foi renovada. Me esvaziei de mim e Deus me encheu com o Seu Espírito.
Hoje, ela segue os planos divinos
Vivo em paz, consciente de que a verdadeira bênção não são as conquistas, mas é a salvação da alma. O controle é dEle e não quero que seja diferente disso. Hoje, entendo que os planos de Deus são eternos e que nenhuma realização humana se compara à Presença divina. Sei que as coisas vêm e vão, mas nossa alma é eterna.
Fazer a vontade de Deus, não a própria
Estar dentro do plano divino exige escolhas. O Próprio Senhor Jesus ensinou: “… Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me …” (Mateus 16:24).
Isso significa que o verdadeiro plano de Deus não se molda aos nossos desejos pessoais, mas nos convida à renúncia, à obediência e à confiança.
Quando os desejos individuais se sobrepõem, cedo ou tarde, fica evidente que estamos distantes dos propósitos de Deus.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo