Entrelinhas abordou o tema: "Relacionamentos instantâneos"
Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 5 de outubro, e saiba mais
“Relacionamentos instantâneos” foi o tema abordado no Entrelinhas, do dia 5 de outubro. Com apresentação do Bispo Renato Cardoso, acompanhado do Bispo Adilson Silva, o programa recebeu um casal de convidados para contar seu testemunho acerca do assunto.
Um problema cada vez mais comum
Uma situação que está se tornando um problema cada vez mais comum entre os casais são os “relacionamentos instantâneos”. Começam intensos demais — quando casais embarcam em relacionamentos sérios sem realmente se conhecerem. Mas acabam terminando em dor — quando o cotidiano chega e o choque de realidade vem à tona: falta de diálogo, ciúme, traição e até mesmo vícios e violência.
O afastamento, tanto físico quanto emocional, é o retrato de casais que parecem estar juntos, mas já se desgastaram. Dados da última pesquisa da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional confirmam esse cenário e revelam que 41% dos casais que moram juntos há mais de 5 anos se sentem emocionalmente desconectados.
O que os Bispos disseram sobre o assunto
- “Um bom casamento é o mais próximo do céu que você vai viver na Terra. Por outro lado, um mau casamento, também, é o mais próximo do inferno que você vai viver na Terra. É o que muitas pessoas, infelizmente, têm vivido. Um mau casamento, um mau relacionamento e, por isso, têm adotado para si aquele ditado: ‘Antes só do que mal acompanhado’. Muitos têm escolhido a vida solo, a vida solitária. Mas não é esse o caminho para a solução do problema. O caminho não é você optar ou pela solidão, ou pelo mau relacionamento e estar mal acompanhado. Existe a opção de você estar bem acompanhado, viver bem na vida a dois. Mas a vida a dois tem os seus segredos, tem os seus desafios. E é isso que as pessoas não estão sabendo fazer”, pontuou o Bispo Renato Cardoso.
- “E quando falamos do sucesso no amor, não é simplesmente falando só da vida amorosa. Mas o problema é muito mais abrangente. A gente sabe que uma família feliz, obrigatoriamente tem que passar por um casamento bem-sucedido, por um casamento feliz. E nós estamos vivendo numa geração em que está ficando raro, difícil, encontrar um adolescente, um jovem, que tenha crescido com pai e mãe, em família. Hoje em dia as pessoas já aceitam que é normal casar, separar, ficar, ter um filho de um relacionamento relâmpago e isso vai afetando a sociedade como um todo. A sociedade está cada vez mais estressada, instável, violenta, os jovens se perdendo ou revoltados. E a gente sabe que tudo começa na vida amorosa”, destacou o Bispo Adilson.
A Caminhada do Amor foi a virada de chave

Durante o programa, o corretor de imóveis Tiago Alencar e a empresária Daniella Alencar, casados há 3 anos, contaram sua história.
Ele teve três casamentos anteriores e veio com uma bagagem de mentira, traição, agressões físicas e verbais. Ademais, tinha vícios em bebidas, jogos e drogas. Ela veio também de um relacionamento anterior. Além disso, guardava um trauma de abuso na infância.
Eles se conheceram no trabalho e tinham objetivos profissionais em comum, o que os aproximou. Tudo aconteceu muito rápido e, logo, estavam morando juntos. Mas a falta de preparo de ambos, tornou a união deles ainda mais conturbada.
Em 2024, eles foram à Caminhada do Amor com muita expectativa, achando que só o evento por si resolveria todos os problemas do casal. Mas não foi isso o que aconteceu. Ao iniciarem a dinâmica das perguntas, Thiago só respondia “sim”, “não” e “pula”. Em vez disso, Daniela queria dialogar para saber melhor o que se passava na cabeça do marido. Mas ele se sentia afrontado e, ao mesmo tempo, não queria discutir com a esposa.
Eles não conseguiram seguir a direção das perguntas preparadas à Caminhada do Amor e saíram brigados do parque onde acontecia o encontro. Foi, então, que perceberam que não tinham um relacionamento, pois não dialogavam e apenas camuflavam os problemas.
Clique na imagem abaixo e confira esta história na íntegra
Participe da “Caminhada do Amor”, dia 11 de outubro
Não perca a chance de investir em sua vida amorosa.
A Caminhada do Amor 2025, em São Paulo, acontecerá no Parque Villa-Lobos, no dia 11 de outubro (sábado), a partir das 9h.
Além disso, garanta seu Kit no site do Arcacenter.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo
