Entre a fé e o amor
Levando em consideração um contexto histórico não narrado na Bíblia, o spin-off O Senhor e a Serva vai expor a perseguição que os primeiros cristãos sofreram em Roma enquanto apresenta um romance proibido
Ambientado alguns anos depois do período em que se passa o final da série Paulo, O Apóstolo, o spin-off O Senhor e a Serva tem como contexto um momento histórico marcante: a inauguração do Anfiteatro de Roma, na Itália – o famoso Coliseu, cujas ruínas são consideradas uma das sete maravilhas do mundo moderno. “A história do spin-off é contada nessa época. São fatos reais e contaremos a história fictícia de uma cristã que conhecemos em Paulo, O Apóstolo: a Elisa. Ela foi presa com os cristãos, conheceu Jesus, se converteu, passou por muitas questões que os cristãos enfrentaram no tempo de Paulo e manteve essa fé. Agora ela cresceu, é uma adulta e será a serva”, conta Cristiane Cardoso, autora de Paulo, O Apóstolo e O Senhor e a Serva.
Mesmo que não seja inteiramente baseada em um acontecimento narrado na Bíblia, o spin-off de 10 episódios mantém a essência de levar os ensinamentos da Palavra de Deus para a teledramaturgia e contará a intensa perseguição que os primeiros cristãos sofreram, além de reforçar como o verdadeiro cristianismo é capaz de fazer alguém se manter fiel aos princípios e valores que o Senhor Jesus ensinou. Além disso, o spin-off apresenta o romance proibido entre Caius, o senhor, e Elisa, a serva.
Riqueza de detalhes
A série está repleta de mensagens que farão o telespectador refletir sobre a própria fé e o poder do exemplo e entender a força de uma fé definida. Os capítulos ainda discutem as consequências da escolha entre ceder ou não ao amor e a transformação que ocorre quando uma pessoa é alcançada pela Verdade.
Quem é o senhor?
Caius, interpretado por Dudu Pelizzari, é um herói de guerra com um passado cheio de dor e mistério. Viúvo e pai de três meninas, Caius torna-se senhor de Elisa e, aos poucos, irá notar o quão diferente ela é. Com a transformação que ela causará em seu lar, ele acabará se apaixonando e protagonizando um amor proibido enquanto aprende a desempenhar melhor o seu papel de pai.
Quem é a serva?
Elisa, interpretada por Nathalia Florentino, já é uma personagem conhecida do público, pois apareceu na série Paulo, O Apóstolo como criança. Escondendo sua fé a fim de preservar sua vida, ela chegará à casa de Caius e demonstrará muita bondade e paciência ao lidar com as três meninas que perderam a mãe e não têm um pai presente. Mesmo sem declarar que é cristã, ao mostrar seu cristianismo em cada atitude, ela mudará o ambiente da casa em que trabalha enquanto escolhe se se manterá fiel à sua fé ou se cederá ao amor por seu senhor.
A Roma Antiga
Sendo o centro cultural e comercial do primeiro século, Roma era luxuosa e vivia sua época de ouro, porém, era decadente e cruel. Os imperadores ansiavam por deixar sua marca na história e faziam isso com obras grandiosas e sentenças brutais – que se tornaram a principal forma para tentar impedir o crescimento do cristianismo. O Senhor e a Serva se passará neste período: durante a dinastia Flaviana.
Os gladiadores
O combate entre os gladiadores no Coliseu só se encerrava com a morte de um deles, mas, em alguns casos, o gladiador derrotado tinha a oportunidade de buscar a misericórdia e lutar novamente. Em O Senhor e a Serva, o público conhecerá Priscus (Carlo Porto), um escravo que foi forçado a se tornar gladiador e que viverá uma história singular, repleta de lições.
O Coliseu
Com 198 metros de comprimento, 156 metros de largura e 49 metros de altura, o Coliseu era um símbolo do poder romano. O Anfiteatro Flaviano, hoje conhecido como Coliseu, iniciou sua construção por volta de 72 d.C. (depois de Cristo), durante o império de Vespasiano. Alguns historiadores apontam que a obra foi financiada pelos despojos saqueados de Jerusalém e erguida por judeus escravizados, até sua conclusão, em 80 d.C. Sua inauguração foi realizada pelo filho de Vespasiano, o imperador Tito, durante 100 dias consecutivos de comemoração.
Dentre os espetáculos do local havia o combate de gladiadores, as caçadas encenadas com animais selvagens e execuções. Historiadores acreditam que mais de 500 mil pessoas tenham morrido na arena, assim como mais de 1 milhão de animais tenham sido abatidos para o entretenimento do público que celebrava o poder do imperador. E sabe quem eram as pessoas dentro da arena que entretinham o público? Escravos, prisioneiros de guerra, criminosos e também homens, mulheres, idosos e crianças que tinham reconhecido o Senhor Jesus como Senhor e Salvador, ou seja, os cristãos que eram jogados aos leões.
Fonte extra: Encyclopedia Britannica; Colosseum Rome Ticket
Quando e onde assistir?
A partir de 30 de setembro, o Univer Vídeo começará a disponibilizar os episódios de O Senhor e a Serva, o spin-off de Paulo, O Apóstolo. E todas as terças-feiras os assinantes poderão acompanhar novos episódios dessa história.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo