Entrelinhas: como vencer os vícios
Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 7 de setembro, e saiba mais
O programa Entrelinhas, do dia 7 de setembro, falou a respeito dos vícios. Com apresentação do Bispo Adilson Silva e do Pastor Rodrigo Botelho, a programação, igualmente, trouxe ao estúdio a história do casal Kate e Renan. Eles superaram vícios em drogas, bebidas e outros problemas.
Até mesmo celebridades já sofreram com vícios:
O ator hollywoodiano Charlie Sheen, recentemente, falou abertamente sobre a dependência em álcool e drogas. Isto fez com que ele trilhasse uma vida cheia de polêmicas. “Me perdoar ainda é algo em andamento. Ainda tenho o que eu chamo de ‘tremores de vergonha’. São os momentos que ainda me atingem, as memórias hediondas, escolhas e consequências”, contou.
- Uma pesquisa da Fiocruz mostrou que mais de 3,5 milhões de pessoas no Brasil enfrentam a dependência química. E 11,7 milhões estão sob o alcoolismo.
Os vícios destroem vidas:
- “Qualquer tipo de vício é algo que vira uma repetição na vida de uma pessoa e que faz mal. Vidas têm sido completamente devastadas pelas drogas, por exemplo. Hoje em dia, nós vivemos também uma epidemia de vícios em jogos ou apostas. São pessoas que estão perdendo tudo – inclusive, a família”, observou o Bispo Adilson, que complementou explicando que há como vencer um vício.
- “Você, de repente, começou por uma simples curiosidade de poder experimentar. Alguém te apresentou a droga e você disse: ‘é apenas por um fim de semana. Eu vou experimentar uma vez só. Eu tenho autocontrole e não vou me deixar influenciar por isso’. Só que não foi o que aconteceu. Hoje, você está totalmente dependente, com depressão, angústia, perdeu o emprego, carro e casa. E, diante de tantas notícias ruins, nem as autoridades sabem o que fazer. Você, inclusive, também já até tentou – com internação, ficando afastado por um tempo. Há pessoas que já até tentaram se afastar das amizades, mas não funcionou”, analisou o Pastor Rodrigo.
Kate e Renan venceram os vícios:
Antes de se conhecerem, o casal já trazia bagagens, que resultaram em muitos problemas no relacionamento (incluindo os vícios).
- Renan se afastou da igreja e passou a ser influenciado pelas amizades. Mesmo recebendo conselhos dos pais, ele escolheu se envolver cada vez mais em festas, bebidas, drogas e comportamentos errados.
- Com apenas 12 anos, Kate apresentou os vícios para Renan. “Como a gente namorava, eu falei: ‘eu não posso buscar a droga sozinha e usá-la sozinha'”, relembra Kate. Ela cresceu em um lar problemático, com brigas e vícios. Então, aquele contexto era algo natural para ela.
- O casal enfrentou diversos problemas. Além disso, Kate ingressou na prostituição para se sustentar, mas sem a ciência de Renan. Até que um encontro no Templo de Salomão se tornou em um “antes e depois” para eles.
- Renan se recorda que, tempos mais tarde, uma anotação do Bispo Edir Macedo, encontrada na Bíblia Comentada, o marcou: “eu li Apocalipse 21, versículo 5, em que Deus fala: ‘Eis que faço novas todas as coisas’. E, no comentário, falava que Deus lança no mar do esquecimento tudo o que a gente fez, quando há o arrependimento”, conta Renan. Assim, ele compreendeu que Deus o havia perdoado e que ele também deveria perdoar. “Naquele momento, eu tive uma experiência com Deus e a perdoei. Eu falei: ‘meu Deus, vamos começar tudo de novo'”, recorda-se.
- Você pode confirir esta mesma passagem bíblica no app da Bíblia Fiel Comentada, disponível para Android e iOS.
Clique na imagem abaixo e confira esta história na íntegra:
O que fazer:
Você pode participar dos encontros que ocorrem diariamente no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo
