O amor inteligente vence o passado de desamores

Saiba como Guilherme Souza e Luana Oliveira superaram frustrações para viver o verdadeiro amor

Imagem de capa - O amor inteligente vence o passado de desamores

O analista financeiro Guilherme Tito de Souza, de 42 anos, e a maquiadora Luana Luiza Tito de Oliveira, de 34 anos, viveram relacionamentos marcados por traumas e desilusões antes de se encontrarem. Ambos chegaram às palestras da Terapia do Amor em momentos distintos de suas vidas e esse ambiente de aprendizado os preparou para um novo começo.

Dores parecidas

Durante anos, Guilherme viveu uma vida amorosa instável e apenas relacionamentos passageiros. “Sempre que eu começava a gostar de alguém, essa pessoa se afastava e, quando alguém demonstrava interesse verdadeiro, eu desaparecia”, relembra. Ele admite que vícios, noitadas, falta de compromisso e inseguranças o impediam de construir uma relação sólida.

Já Luana se casou aos 18 anos, grávida de oito meses, e teve um casamento turbulento. “Vivi o amor burro, sem conhecer o amor inteligente”, conta. Logo no início daquela união, ela enfrentou dificuldades financeiras e infidelidade. “Decidi lutar pelo casamento da maneira errada: me anulando e me desvalorizando. Recebi ligações de mulheres, encontrei conversas no celular, fotos e até uma nota de motel dentro de casa”, diz. O divórcio ocorreu depois de dez anos.

Aprendizados para a vida

Guilherme começou a frequentar a Terapia do Amor em 2015. Luana, por sua vez, chegou à Terapia em 2019, logo depois do divórcio. Para ele, o maior aprendizado foi perceber que a felicidade no amor não depende de encontrar a pessoa perfeita, mas de se tornar a pessoa certa. “Descobri que a pessoa errada era eu mesmo”, brinca. Para Luana, a lição mais importante foi entender que, mesmo depois de ter passado por um casamento de dez anos, ela ainda tinha muito a aprender sobre relacionamentos.

Para viver o amor verdadeiro, Guilherme abandonou suas velhas crenças: “Tive que abrir mão do meu egoísmo, dos meus achismos, do machismo, dos modismos e de todos os outros ‘ismos’ que eu carregava”. Luana, por sua vez, conta que aprendeu que precisava ser humilde para obedecer aos ensinamentos propostos e aprendeu a se valorizar.

O reencontro com o amor

Depois de anos participando das palestras, eles decidiram dar uma nova chance ao amor. Em 2021, eles se conheceram por meio do aplicativo Quero Te Conhecer. “Lemos juntos os livros Namoro Blindado e Casamento Blindado, mas foi em um evento da Caminhada do Amor que decidimos dar o grande passo rumo ao casamento”, diz ela.

O grande dia

Luana e Guilherme se casaram na Celebração dos Casamentos realizada em 8 de junho de 2023, na Catedral da Universal de Campinas (SP). “Ali, a promessa de Deus que faz o solitário habitar em família estava se cumprindo”, diz Luana. Para o casal, apresentar a união no Altar foi mais do que um ato simbólico. “Sem a bênção de Deus, não há aliança legítima diante dEle”, afirma Guilherme. “Nossos votos diante do Altar são um marco para nos lembrarmos, diante de qualquer problema, da palavra empenhada a Deus”, completa Luana.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Arquivo Pessoal