Entrelinhas: é possível acabar com o ciclo de tristezas?
Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 24 de agosto, e saiba mais
O ciclo de tristezas foi o tema abordado no Entrelinhas, em 24 de agosto. Com apresentação do Bispo Renato Cardoso e do Bispo Adilson Silva, a programação trouxe ao estúdio a história da Maria, que achou que estava destinada a sofrer na vida.
Apesar do sucesso, eles trazem marcas de sofrimento:
- A atriz hollywoodiana Demi Moore teve uma infância complicada. Os pais tinham vícios e a mãe tentou suicídio diversas vezes. Aos 15 anos, o pai abandonou a família e a mãe a prostituiu. “Se você carrega um poço de vergonha e traumas não resolvidos dentro de si, nenhuma quantia de dinheiro, nenhuma medida de sucesso ou fama pode preencher”, contou em sua autobiografia.
- Assim como Demi, muitas outras pessoas famosas são exemplo dos impactos autodestrutivos que as frustrações, as marcas, a depressão, os vazios, as rejeições e a falta de esperança podem gerar na vida de alguém.
É possível quebrar esse ciclo de tristezas?
- “Não só é possível como nós estamos aqui exatamente por isso: para mostrar a você que ‘sim’. Você pode quebrar o ciclo da tristeza, do sofrimento infinito, que já fez com que você se perguntasse ‘se nasceu só para sofrer’. É possível parar esta montanha-russa de sofrimentos da sua vida, onde você está cada vez mais caindo e há poucos momentos de alegrias pontuais, de alívio na sua vida”, disse o Bispo Renato Cardoso.
- “Tem um ditado que diz: ‘a esperança é a última que morre’. Mas, talvez, você já perdeu as esperanças. Porque, normalmente, as pessoas alimentam suas esperanças por aquilo que elas veem e ouvem. Mas o que fazer quando você olha para todos os lados e não vê mais saída? A fé faz com que você creia!”, apontou o Bispo Adilson.
Deus tem uma palavra para quem não tem esperanças:
- Na Bíblia, está escrito: “O Senhor edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel. Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas” (Salmos 147:2-3).
- “Você, que está com o coração ferido, Deus pode curá-lo – não é um remédio, uma viagem, uma ida ao shopping”, orientou o Bispo Renato.
- “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o Seu entendimento é infinito” (Salmos 147:5).
- “Quando ninguém nos entende ou pode nos ajudar, o poder dEle é grande e o entendimento dEle é infinito. Ele te entende e pode te ajudar”, enfatizou o Bispo.
Ela não tinha paz:
- Maria Santos sofreu durante mais da metade da vida. No estúdio, ela contou detalhes dessa história.
- Logo na infância, por causa das preocupações com os problemas familiares, Maria passou a conviver com a insônia. “Do nada, eu senti um vazio dentro de mim, uma escuridão. Algo mudou dentro de mim. E eu tentei falar com a minha mãe, mas ela me bateu e disse que eu estava doida (…) Eu via vultos, ouvia vozes e surtava. Eu via caveiras e ouvia vozes me chamando. Eu tinha amigos imaginários”, relembra.
- Por causa disso, eram comuns os quadros de surtos e gritos ao longo da noite: “Quando eu voltava ao normal, eu via todos os que estavam ao meu derredor como monstros. Meu pai se aproximava de mim para tentar me acalmar e eu batia nele, porque eu não o reconhecia”.
- Na fase adulta, Maria se casou e teve 3 filhos – um desejo que ela tinha -, mas o marido a abandonou e a vida de frustrações continuou.
- Ela se casou novamente. Porém, sofria com os inúmeros quadros de agressividade do companheiro e assistiu o casamento dos pais se repetir em sua vida. Por fim, Maria descobriu uma traição.
- A situação piorou ainda mais quando uma dor na coluna surgiu. Um sofrimento que durou por dois anos e meio ininterruptos. Assim, a pior das notícias veio: o diagnóstico de um tumor no cérebro.
- Sem esperanças, Maria pensou em suicídio. Ela conseguiu uma arma e planejou usá-la para por um fim à própria vida.
- Entretanto, antes de concluir o que pretendia fazer, Maria teve o desejo de falar com Deus em uma igreja. E ela foi recebida em um endereço da Igreja Universal.
Clique na imagem abaixo e confira esta história na íntegra:
O que fazer:
Às sextas-feiras, ocorre a Grande Sessão do Descarrego. Você pode participar no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo
