O QUE FAZER PARA O MAL NÃO ME ATINGIR?
Fato imutável: o mal existe e está por toda parte. Mas será que ele precisa atingir você?
A fé nos ensina que existem fatos da vida que não podem ser mudados, mas que precisam ser compreendidos e enfrentados. Entre eles, está a realidade de que o mal existe neste mundo.
Muitas pessoas se perguntam: “Por que a vida é injusta? Por que isso aconteceu comigo? Por que Deus permitiu aquilo?” No entanto, é importante entender que o mal não é escolha de Deus, mas do homem.
O mal entrou no mundo pela escolha humana
Deus criou Lúcifer como um anjo de luz. Entretanto, ele escolheu se rebelar contra o Altíssimo e, assim, se tornou o diabo. De modo semelhante, o ser humano recebeu o poder da escolha, pois o verdadeiro amor só existe quando há decisão. Amar significa escolher uma pessoa e abrir mão de todas as outras.
No Jardim do Éden, Deus advertiu Adão e Eva a não comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mesmo assim, eles desobedeceram. Desde então, a humanidade continua repetindo essa decisão, optando pelo mal.
Por que o justo também sofre?
Como o mal existe e está presente no mundo, até aqueles que buscam viver na fé enfrentam situações difíceis. Violência, injustiça, tragédias e sofrimento cercam nosso cotidiano, porque a maioria ainda rejeita a Deus e escolhe o caminho errado.
Consequentemente, mesmo os justos, que não andam de mãos dadas com o mal, acabam esbarrando nele em algum momento.
Como se proteger do mal
A Palavra de Deus nos ensina como evitar e resistir ao mal:
- Escolha bem suas companhias – Quem convive com pessoas que praticam o mal tende a ser influenciado. Portanto, selecione suas amizades e relacionamentos com sabedoria.
- Na vida amorosa – Se você deseja paz, não se una a alguém que vive nas trevas. A Bíblia é clara: “A luz não deve se misturar com as trevas.”
- Fuja da aparência do mal – Se algo parece errado, afaste-se imediatamente. Não arrisque testar o mal.
- Habite no esconderijo do Altíssimo – Deus promete proteção àqueles que permanecem em Sua presença.
- Vigie e ore constantemente – Jesus nos ensinou a pedir: “Livra-nos de todo mal”. A oração e a obediência são nossa maior defesa contra as armadilhas do inimigo.
Embora não possamos eliminar o mal do mundo, podemos vencê-lo. Quando escolhemos a Deus como Senhor e vivemos na prática da fé, aprendemos a fugir da aparência do mal, resistir às tentações e permanecer firmes.
Assim, mesmo que as tribulações ocorram, o mal não terá poder sobre aqueles que permanecem escondidos em Deus.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo