Fique atento aos sinais de estresse
Como combater esse mal que causa doenças e envelhecimento
O mundo em que vivemos tem um ritmo acelerado. As cobranças do chefe ou do cliente, que pedem um trabalho complicado e dão um prazo curto para executá-lo, os compromissos com a família, as contas a pagar, como a prestação da casa, ou a preocupação de como arranjar dinheiro para resolver aquele imprevisto com o carro são apenas alguns exemplos dessa realidade. O resultado pode ser apenas um: estresse. Embora muitas pessoas não percebam, ele acaba incorporado ao dia a dia delas e pode desencadear outros males perigosos, como depressão, insônia, transtornos alimentares, doenças de pele, envelhecimento precoce e até problemas cardíacos.
Segundo a médica Siomara Tauil, endocrinologista da clínica Eye Corp, em São Paulo, alguns fatores são determinantes para o surgimento do estresse. “Os mais comuns são o estilo de vida e a influência do ambiente, além de alterações hormonais e o uso de medicamentos. Pessoas que ocupam cargos de muita responsabilidade ou que vivem constantemente sob pressão no trabalho são mais propensas ao desenvolvimento de sintomas típicos”, afirma.
De acordo com a médica, o estresse é uma resposta do organismo a um evento de esforço extremo. “Essa reação pode ser física ou mental e ocorre, geralmente, quando o indivíduo está sob pressão. Nesse momento, acontecem reações químicas no organismo que o afetam fisiologicamente: consumimos nossos nutrientes freneticamente, pois a digestão, as respostas mentais, a liberação de hormônios e a imunidade são afetadas com muito mais rapidez”, esclarece.
Para Siomara, os sintomas do estresse também podem evidenciar deficiências nutricionais. “Pode haver falta de vitamina B5, chamada de vitamina antiestresse e que ajuda na reposição de hormônios adrenais e anticorpos que respondem diretamente ao estresse. Quem apresenta feridas e ressecamento dos lábios, por exemplo, precisa da reposição de vitamina B6, relacionada à serotonina, à dopamina e à melatonina, responsáveis pela regulação do humor e do sono. Quem tem sangramentos nas gengivas precisa de vitamina C. Ela é um antioxidante que traz benefícios para o sistema imunológico a auxilia na produção de diversos hormônios antiestresse”, explica.
Na opinião da médica, há algumas formas de prevenção. “É preciso se alimentar de forma balanceada, fazer atividades físicas, usar menos o celular, gerenciar melhor o tempo e pedir ajuda se notar sinais de estresse em sua vida. Caso apresente algum sintoma, procure um médico para um diagnóstico completo, pois o estresse também pode ser causado por outros problemas médicos e psicológicos. A avaliação é fundamental para o encaminhamento ao tratamento adequado”, pontua Siomara.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo
