Elabore o seu perfil profissional para o mercado de trabalho

Saiba como ter um currículo atrativo e estar sempre à frente para conquistar a sua vaga

Imagem de capa - Elabore o seu perfil profissional para o mercado de trabalho

Entrar no mercado de trabalho ou mesmo procurar uma recolocação quase nunca é uma tarefa fácil. Contudo, na busca por uma vaga, ter um perfil profissional bem elaborado, sem informações equivocadas e que facilitem a análise do recrutador ao receber o currículo, pode ser meio caminho andado para conquistar uma posição. O problema é que, muitas vezes, tanto os novatos como os profissionais mais tarimbados têm dúvidas sobre como elaborar um resumo relevante (com suas atividades, características e experiências) e que seja atrativo para o mercado.

Autoconhecimento

Para Jéssica Palin, psicóloga especialista em saúde emocional corporativa, mentora de líderes e fundadora da plataforma IntegraMente, o autoconhecimento é fundamental para compor um perfil profissional adequado. “Quem conhece suas habilidades, de acordo com seu temperamento, consegue desenvolver o lado profissional de uma maneira muito melhor, com mais dedicação e mais responsabilidade. Isso vai influenciar a sua conduta profissional, como vai trabalhar em equipe, como será desenvolvido por um líder ou como vai liderar”, exemplifica.

Cultura da empresa

Segundo Jéssica, ao elaborar um currículo, o perfil precisa ser direcionado para a vaga almejada. “Eu preciso adequar esse perfil profissional de acordo com a cultura da empresa. É necessário que o colaborador entenda isso para que fale a mesma linguagem da empresa. Se eu tenho um perfil profissional que atende às necessidades da empresa e do cargo, eu preciso saber quais são os meus raios de ação dentro daquela empresa e quais são as condutas esperadas”, explica.

Currículo verdadeiro

O candidato também precisa ser verdadeiro ao se apresentar por meio do currículo. “Eu tive um caso em que a pessoa colocou que elaborava planilhas e que construiu metodologias diferentes no setor em que trabalhava anteriormente. Só que eu precisei mandá-la embora justamente porque aquilo que ela colocou no currículo não era o que apresentava dentro da empresa. Quando o candidato quer colocar no currículo funções que não fazia, que não são verdadeiras, não adianta, a verdade vai aparecer”, salienta.

Informações fundamentais

Para quem tem dúvidas sobre o que incluir no perfil, ela afirma que não podem faltar as experiências. “Devem constar as três últimas empresas em que a pessoa trabalhou, o que fazia e também a sua formação, porque o mercado quer mão de obra qualificada. Há empresas que nem contratam mais, caso o candidato não tenha uma especialização. As pessoas precisam estar em constante atualização e, se você estiver fazendo alguma, essa informação precisa ser colocada no currículo”, esclarece.

Sem vício

Caso não tenha experiência profissional e esteja entrando no mercado, também terá que informar. “Se a pessoa está em formação ou em período de estágio, ela pode inserir essa informação no currículo. Se ela nunca trabalhou, precisa colocar que nunca desenvolveu nenhuma atividade. Às vezes, as empresas até preferem pessoas assim, porque formam o colaborador sem vícios e ele consegue fazer melhores entregas até se não tiver experiência, dependendo do cargo”, afirma Jéssica.

Inteligência artificial

Ela não vê impedimentos em usar a inteligência artificial (IA) para elaborar o currículo. “Se a pessoa utiliza a IA para organizar o currículo de uma forma legal, adequada, não vejo nenhum problema. A IA funciona se a pessoa souber fazer a pergunta certa. É uma ferramenta, um meio, e pode ajudar a fazer o currículo para dar as informações certas, para elaborá-lo de uma forma legal. Agora, se ela usar a IA para florear o currículo, ela não conseguirá ir muito longe”, adverte.

Revise o currículo

Quanto mais direto o currículo for, melhor. “Eu particularmente não tenho uma regra em relação à ordem, mas o que a gente gosta de ver são os dados pessoais, a formação acadêmica e técnica e o histórico do candidato. Inclusive, é importante que as pessoas coloquem se elas têm uma base de Excel e Word, por exemplo, e cursos relacionados à vaga especificamente. Use fontes como Arial e Times New Roman, letra tamanho 12, sem moldura, sem foto e revise o texto para que a ortografia esteja correta”, finaliza Jéssica.

Baseie-se na Palavra

Para estabelecer o seu perfil adequadamente, faça como milhões de pessoas que estão se baseando na Palavra de Deus e alcançando o sucesso. Participe das reuniões Prosperidade com Deus, às segundas-feiras, na Universal.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte; Edi Edson / Foto: Gettyimages