24 de julho: Dia Internacional do Autocuidado
Saiba do que se trata esta memória
Todo 24 de julho é referenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Dia Internacional do Autocuidado“.
Qual a importância do “Dia Internacional do Autocuidado”:
- O intuito da data é conscientizar as pessoas sobre a relevância do cuidado com a própria saúde. As atividades físicas, alimentação adequada e a administração do estresse ajudam a colocar isto em prática.
- Assim, o tema está intimamente relacionado com a qualidade de vida. Pois, pode não parecer, mas os pequenos hábitos do nosso dia fazem toda a diferença em nossa história no longo prazo.
- Para isso, a OMS recomenda que as pessoas incluam exercícios físicos na rotina diária (sempre com o devido acompanhamento médico e orientações de profissionais da saúde).
- Igualmente, é preciso saber que a qualidade do sono influencia o nosso humor, na regulação de hormônios (acima de tudo, na adolescência), a nossa capacidade cognitiva, além de outras funções físicas que o nosso corpo desempenha ao longo do dia.
- Além disso, o “estresse” é um tema muito presente e complicado nos dias de hoje. Há até mesmo um constante debate entre especialistas da medicina sobre a relação do tema com o desenvolvimento de câncer no corpo humano. Só para ilustrar, a substância 8-OH-dg (8-oxo-desoxiguanosina), um marcador de estresse, foi encontrada na urina de camundongos com tumores e de pacientes oncológicos (embora os estudos ainda não sejam conclusivos).
- E isto está relacionado com a saúde mental. Então, separar um tempo para atividades de lazer – em solitude e entre familiares e amigos – ou ter um senso de propósito espiritual, por exemplo, ajudam a trazer significado para a vida.
O cuidado espiritual:
- Semelhantemente, é importante acrescentar que a nossa existência se manifesta em três partes: o corpo, a alma e o espírito. Desse modo, a qualidade da nossa vida nesta Terra também depende do nosso cuidado no plano espiritual.
- Sem dúvida, as pessoas expõem constantemente nas redes sociais os cuidados exagerados com o corpo. São corpos entregues a uma intensa rotina de exercícios e uma infinidade de produtos de beleza, fármacos e alimentícios que movimentam grandes quantidades de dinheiro em uma verdadeira indústria da “saúde”.
- Contudo, saiba que o nosso corpo físico tem prazo de validade. Mas a nossa alma é eterna. É o que a Bíblia nos ensina: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27).
- Portanto, não negligencie o seu relacionamento com Deus. Embora as nossas atividades diárias exijam a nossa atenção o tempo todo, lembre-se que a nossa existência vai muito além do que o nosso corpo físico nos revela.
- Então, para saber mais sobre os cuidados da sua alma, confira os livros “Segredos e Mistérios da Alma” e “Como Vencer Suas Guerras Pela Fé“, ambos de autoria do Bispo Edir Macedo.
No vídeo abaixo, confira uma mensagem do Bispo Renato Cardoso sobre a eternidade da nossa alma:
Participe também dos encontros que ocorrem no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (confira o endereço aqui).
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo