UNP entrega Bíblias, livros, cobertores e kits higiênicos durante formatura no CDP 02 de Guarulhos (SP)
Confira como foi o momento
Recentemente, detentos foram beneficiados com mais uma ação do programa social Universal nos Presídios (UNP). Na oportunidade, foram entregues 400 Bíblias; 300 exemplares do livro “A Luz do Presidiário”, de autoria do Bispo Edir Macedo; 300 cobertores e 350 kits de higiene durante uma formatura no Centro de Detenção Provisória (CDP 02) de Guarulhos. A ação foi promovida pelos voluntários do Bloco de Itaquera.
Como foi:
- Ao todo, a ação durou cerca de seis horas;
- 50 voluntários estiveram presentes;
- Em suma, a equipe alcançou 390 detentos;
- Além disso, 70 agentes penitenciários receberam um café especial.
Ensinamento importante:
Durante a ação, por meio da passagem bíblica contida em Lucas 18:1-8, foi falado da viúva que, com persistência, busca justiça junto a um juiz que não teme a Deus nem se importa com os outros. O juiz, inicialmente relutante, acaba atendendo ao pedido da viúva para se livrar de sua insistência. Assim, na oportunidade foi entregue aos detentos uma folha para que escrevessem nela qual a causa que desejam que Deus julgue.
Também se falou sobre arrependimento e perdão.

A importância do momento:
De acordo com o Pastor Ney Santos, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP no Bloco de Itaquera – que abrange a cidade de Guarulhos – e que esteve presente durante o momento, os voluntários reforçaram sobre as ações que a Universal realiza dentro dos presídios em parceria com a SAP, por meio de um acordo de cooperação que permite a oferta de diversos cursos profissionalizantes.
- “Nesta unidade CDP 2 de Guarulhos, foram realizados a conclusão dos cursos de empreendedorismo e Design de Cabelo com 40 reeducandos formandos com a parceria com a Faculdade Fanduca que emite o certificado.”
- “Ou seja, saindo da unidade já estão habilitados a voltar ao mercado de trabalho”, enfatizou ele.
Relato de uma das voluntárias:
A voluntária da UNP Leda Conceição da Silva Souza entrou pela primeira vez dentro da unidade prisional. Na ocasião, ela compartilhou a experiência do momento:
- “Foi um dia inesquecível, uma experiência única para mim. Pude ver a importância de nos doar mais para Deus. Aquelas pessoas tão sofridas só precisam de um abraço, de uma palavra e se sentirem acolhidas, porque o mundo aqui fora já as despreza.”
- “Muitas vezes, pensamos só em nossa vida, sendo que Deus nos escolheu para salvar. O amor ao próximo envolve entrega, atenção às suas necessidades, tolerância e empatia, ou seja, se colocar no lugar da outra pessoa, entender suas dificuldades e oferecer ajuda. Amar ao próximo é agir para o bem daquela pessoa sem esperar nada em troca”, finalizou
Sobre a formatura que aconteceu:
- No dia, os detentos se formaram nos cursos de Empreendedorismo, que durou 10 dias, e Design de Cabelo, que durou 9 dias;
- A formatura durou cerca de 4 horas;
- Inclusive, autoridades estiveram presentes.

Ensinamentos técnicos e espirituais:
- Durante o curso de Empreendedorismo, eles aprenderam o papel de empreendedores na sociedade, questionário de motivações, identificação da sua motivação predominante desenvolvendo suas características empreendedoras e visão de futuro;
- Já no curso de Design de Cabelo, eles aprenderam sobre barbearia contemporânea, atendimento padrão e fidelização, começando pela base de um trabalho de excelência técnica em transições capilares de recessão alta, média e baixa.
- Os voluntários Helton Otávio dos Santos (Empreendedorismo) e Mosiel de Sousa e Silva (Designer de Cabelo) ministraram as aulas;
- Aliás, durante os encontros, os professores compartilharam sobre a importância de se arrepender dos seus erros cometidos em suas vidas erradas e das más amizades que os levaram a estar naquele lugar de dor e sofrimento.
A importância da ação da UNP:
De acordo com o professor Helton, os cursos ministrados pelos voluntários da UNP dentro do sistema prisional são muito importantes porque abrem caminho para uma nova vida ao reeducando e, consequentemente, também alcança os familiares.
- “É uma oportunidade de vida nova. Para mim, que senti na pele o quanto é difícil se ressocializar e ingressar novamente no mercado de trabalho após cumprir a pena e voltar à sociedade de cabeça erguida. Vejo a cada dia no olhar e na evolução de cada reeducando que foi o próprio Deus que tem dado essa oportunidade para eles. Quando o curso é ministrado por um homem ou mulher de Deus se torna mais completo porque também é passado a fé e que se tiver uma aliança com Deus e obediência à Palavra, com certeza, tudo vai mudar”, finalizou.
Em seguida, o professor Mosiel disse:
- “Esse trabalho é de extrema importância espiritual e profissional; os presos ficam muito entusiasmados em saber que têm um foco para recomeçar a vida lá fora como barbeiro e como uma pessoa de Deus”, compartilhou.
Anote:
Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.
Seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.
Seja um patrocinador:
A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.
Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo