GSU conscientiza população do estado do Acre sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Mais de 500 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa

Imagem de capa - GSU conscientiza população do estado do Acre sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O mês de abril contou com iniciativas do Grupo da Saúde Universal (GSU) voltadas à conscientização sobre o autismo.

Em ação recente no Acre, os voluntários conversaram e levaram informação à população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ainda durante a oportunidade, eles ofereceram serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia.

Alguns dados da OMS:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza informações relevantes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que atinge cerca de uma em cada 160 crianças no mundo. O TEA é uma condição que se inicia na infância e permanece por toda a vida, sendo marcada por dificuldades na interação social, padrões de comportamento repetitivos e interesses limitados.

Detalhes sobre a iniciativa:

  • Durante o mês, foram realizadas 24 ações;
  • Na capital, Rio Branco, a iniciativa alcançou 13 bairros;
  • Já no interior, a ação do GSU mobilizou 10 cidades;
  • Em média, cada ação durou entre 50 minutos e 1h30;
  • Ao todo, cerca de 80 voluntários participaram;
  • Mais de 500 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa.

Como foi:

  • 5 profissionais da área estiveram envolvidos;
  • Entre eles, Claudineia Marques Barbosa Benitos (Clínica Médica); Raimunda Neurimar dos Santos (Agente Comunitário de Saúde – ACS); Francinete da Silva Perez Soares (Agente Comunitário de Saúde – ACS); Neuza Miranda de Farias (Fisioterapeuta) e José Feitosa Pinheiro (Técnico de enfermagem);
  • Durante as ações, eles receberam folhetos explicativos; aferição de pressão e teste de glicemia.

Ajuda para a alma

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” João 15:12

Por meio da passagem bíblica acima, voluntários do GSU promoveram a conscientização sobre a importância do amor ao próximo, destacando os inúmeros desafios enfrentados pelas famílias atípicas;

Assim, nessas circunstâncias, torna-se essencial exercitar esse amor, especialmente diante de situações que fogem ao controle.

Inclusive, nesse contexto, eles oferecem a oportunidade de buscar em Deus uma saída, reconhecer Sua soberania e demonstrar cuidado e compaixão, sobretudo em relação aos que mais necessitam.

A importância da iniciativa segundo o Pastor:

Em suma, Pastor Jailson da Silva Soriano, responsável pelo trabalho evangelístico do GSU no estado do Acre, disse:

  • “O GSU vendo a importância de abordar sobre esse assunto tão importante realizou essa ação com o tema voltado ao TEA. Pois o autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento na infância. Ele se caracteriza pela presença de dificuldades na comunicação e por comportamentos restritivos e repetitivos, bem como padrões de interesses e atividades que são limitados”, compartilhou.
  • “A iniciativa é fundamental para um autista, pois estimula a participação ativa e a tomada de decisão, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, autonomia e autoestima, inclusão e conscientização de que o autismo não é uma doença, mas, sim, uma condição neurológica de desenvolvimento”, disse ele.

Depoimento de uma voluntária:

Ademais, Sâmia Silva de Araújo, voluntária do GSU há seis anos, participou da ação e contou a experiência:

  • “Foi uma resposta de Deus pelo que estou passando com meu filho de 11 anos, que está em investigação do espectro autista. Foi muito importante saber que a fé que hoje eu vivo, onde todo dia tenho uma direção e fortalecimento espiritual para vencer dia após dia essa guerra, me apoia e ajuda. Isso me fortaleceu muito.”

Anote:

Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo GSU do estado do Acre