“Nosso relacionamento é marcado por muito ciúme da minha parte”
No programa Escola do Amor Responde, o aluno Alisson contou que está em um relacionamento há quase um ano e meio. Contudo o namoro é marcado por muito ciúme da parte dele. Ele disse que gosta muito da companheira e não sabe como resolver isso. Segundo Alisson, ela já foi casada, valoriza muito a questão da sensualidade e gosta de ser admirada por outros homens. Alisson está inseguro e quer encontrar uma saída para isso.
ALISSON – Estou em um relacionamento há um ano e quatro meses, mas estamos passando por dificuldades. Nosso relacionamento é marcado por muito ciúme e desconfiança da minha parte. Eu gosto muito dela, mas não sei como resolver isso. Eu não confio nela, porque ela já foi casada e hoje valoriza muito a questão da sensualidade e gosta de atrair o olhar de outros homens. Quando ela diz que gosta de mim eu acredito, mas, ao mesmo tempo, fico com insegurança, medo e o ciúme chega a me sufocar. Eu quero uma orientação, pois preciso saber de que forma ela e eu podemos achar uma saída para isso. O que eu faço?
RENATO – Alisson, ela não está preparada para um relacionamento exclusivo com alguém, pois para ela é importante ter a atenção de vários homens. Para ela não basta só a atenção de um namorado. Você provavelmente é apenas um acessório, uma parte dessa atenção que ela gosta de ter, mas não é o suficiente para ela. Ela provavelmente é o tipo de mulher que quer ter um namorado para dizer que tem, mas também quer a atenção de outros homens.
CRISTIANE – Você deve se perguntar o motivo dela ter esse comportamento. A atitude dela não indica necessariamente que ela seja uma pessoa má ou que queira trair você, às vezes ela quer a atenção de outros porque é muito insegura a respeito de si mesma. Há mulheres que chamam atenção por meio do corpo, do modo de se vestir, de falar, de andar e, por isso, o homem pensa que elas são metidas e vulgares, mas, na verdade, elas não gostam de si mesmas e, por isso, precisam da atenção dos outros para se sentirem bem. É claro que, como o Renato falou, sua namorada não está pronta para um relacionamento porque precisa de ajuda e não gosta de si mesma. Quando uma pessoa tem que ficar chamando atenção de outras para se realizar e se sentir bem, é porque ela não está bem, não está satisfeita consigo mesma e precisa de artifícios como silicone, cabelão e outras coisas às quais ela se submete para se sentir bem e ser notada.
RENATO – Alisson, quanto mais você demonstrar ciúme e ficar atrás dela, pior será para esse relacionamento, pois assim ela se sentirá mais segura a seu respeito, mais segura de que você é capaz de fazer qualquer coisa por ela e, portanto, ela se sentirá mais livre para fazer o que quiser com você e o fará sofrer. Neste momento, ela não está em condições de estar em um relacionamento. E não adianta você dizer que gosta muito dela, pois não basta gostar para ter um bom relacionamento com alguém. Gostar é apenas uma parte de um bom relacionamento e, às vezes, o sentimento não é mútuo. Você tem que avaliar se essa pessoa de quem você diz gostar muito não é, quem sabe, uma grande dor de cabeça na sua vida, uma “chave de cadeia”.
CRISTIANE – A pessoa que não está bem resolvida consigo mesma não pode estar em um relacionamento, pois ela machuca e não se importa com o que a outra pessoa diz, pensa ou vai sentir. Nós não estamos falando que a sua namorada é uma pessoa ruim, mas estamos apontando que ela precisa de ajuda. Você não pode querer dela algo que no momento ela não pode dar.
RENATO – Se ela reconhecer a própria situação e quiser ajuda, você pode ajudá-la, mas se ela não reconhecer que tem um problema, você não pode fazer nada. Nesse último caso, o melhor que você pode fazer é deixá-la e trabalhar em si mesmo. Você vai esperar, ver se ela acorda e reconhece que precisa de ajuda ou se vai ter que partir para outra. A boa notícia é que você não é casado com ela, é apenas namorado dela, então ainda está na fase de decidir se ela é uma pessoa para um relacionamento para a vida toda ou não. Neste momento, ela está mostrando para você que não é uma pessoa para a vida toda. Eu sugiro que você leia Namoro Blindado, nosso livro para os solteiros e, se ela aceitar sua ajuda, traga-a para participar das palestras da Terapia do Amor, que são realizadas às quintas-feiras em todo o Brasil. Para consultar os endereços, acesse o site terapiadoamor.tv.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo