Quer deixar de procrastinar sem cair em golpes?
Saiba o que você realmente precisa fazer para buscar o seu progresso sem desperdiçar os seus talentos
Quem já não deixou de lado tarefas importantes, que deveria desempenhar em casa ou no trabalho, para ficar navegando nas redes sociais, vendo posts ou fotos de amigos, lendo notícias ou fofocas na internet ou até em frente à TV? Há também quem se dedique a assistir aos episódios da série favorita e não realize uma atividade importante que está à espera. Aí o que até então tinha o status de importante ganha o de urgente porque houve perda de tempo com algo que não deveria ter recebido prioridade.
Essa atitude, chamada de procrastinação, é mais comum do que imaginamos e pode ser altamente prejudicial para nossas vidas. Pelo fato de ser muito praticada e condenada por ter o potencial de pôr fim a relacionamentos e atrasar até a vida profissional, só para citar algumas situações, há quem procure formas de combatê-la. A última novidade com o intuito de eliminá-la e que tem gerado muita desconfiança, controvérsia e até risos (não por acaso) são os “suplementos contra a procrastinação” oferecidos na internet.
Os supostos medicamentos que prometem acabar com a procrastinação contêm magnésio, ômega 3 e bacopa monnieri ou 5-HTP em sua fórmula. O interessante (como já era de se esperar) é que nenhum especialista endossa a eficácia dos componentes contidos nos hipotéticos remédios, ou seja, para quem ainda não percebeu, pode se tratar de mais um golpe na internet.
Ainda assim, muitos acabam comprando os “remédios”, pois não querem ter realmente o trabalho de agir contra a procrastinação.
Por outro lado, os nutrientes que são realmente eficazes contra a procrastinação podem ser obtidos com uma dieta à base de alimentos saudáveis, além da prática de exercícios físicos regulares, é claro, sempre sob a orientação médica e de educadores físicos. O passo seguinte é mudar sua conduta. A própria Bíblia nos orienta em relação a isso: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4.10).
Estamos falando aqui que aqueles que não agem da forma como a Bíblia orienta e procrastinam estão desperdiçando seu tempo e também seus talentos que são, ambos, dádivas de Deus. Esse aspecto também é abordado na parábola dos dez talentos (leia em Mateus 25.14-30), uma história que aborda capital, investimento, empreendedorismo, uso adequado de recursos econômicos escassos e proatividade e inspira os homens a agirem sempre com inteligência para não ficaram acomodados.
Se você quer eliminar a procrastinação da sua vida, deixe de lado soluções duvidosas como suplementos sem base científica, planeje a sua rotina, liste suas tarefas, separe o que é urgente e o que é menos importante e evite interrupções que podem tirar seu foco do cumprimento de suas tarefas. Use o seu tempo com sabedoria, pois a vida exige esforço para que você possa se desenvolver. É fundamental também fazer um elo com Deus e buscar as orientações oferecidas em Sua Palavra, que é acessível a todos por meio da Bíblia.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo