Em 2024, dê uma rasteira no desânimo

Se você é mais um que se sente incapaz de dar um passo adiante, saiba que até reis já se sentiram assim e venceram essa situação

Imagem de capa - Em 2024, dê uma rasteira no desânimo

Um novo ano bate à porta e nessa época é comum muitas pessoas traçarem metas. Na hora de tirá-las do papel, porém, veem-se dominadas por um desânimo avassalador e sem forças. Dessa forma, muitas se sentem incapazes, deixam novos e velhos objetivos para trás e, quando se dão conta, todos os projetos foram engavetados de novo. A realidade da grande maioria é ainda pior: muitas pessoas tendem a nutrir um desânimo tão grande, como se fosse um peso em seus ombros, que até as tarefas rotineiras, como sair da cama, tomar banho ou ir ao trabalho, exigem um enorme esforço. Mas o que causa essa situação e o que fazer para mudá-la e, enfim, vencer o desânimo que tem travado sua vida?

Cobre-se ânimo
Houve um período em que o povo de Israel estava distante de Deus e era idólatra. Não havia ali sacerdote nem quem ensinasse a Lei de Deus à população, que adorava deuses estranhos à sua cultura e, como consequência, nem a nação nem as pessoas tinham paz. Guerras eram seguidas por outras guerras e cidades se viraram contra cidades, despedaçando aquelas terras, como a Bíblia relata em 2 Crônicas 15.6.

O Espírito do Senhor então veio sobre o profeta Azarias e este foi ao encontro do rei da nação, Asa. O profeta disse ao rei: “Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se O buscardes, O achareis; porém, se O deixardes, vos deixará” (2 Crônicas 15.2). Azarias disse ainda: “Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa” (1 Crônicas 15.7).

Naquele momento, Deus orienta que Asa continue O obedecendo e O buscando, como vinha fazendo. Ao ouvir essas palavras, o rei cobrou ânimo de seu povo e eliminou todos os falsos deuses que eram adorados pela população. Até a mãe de Asa, a rainha Maaca, foi deposta porque fizera um um ídolo para adorar. Asa ainda renovou o Altar do Senhor e O buscou, encontrando-O. A Graça de Deus veio sobre o rei e sobre Israel e toda a população se alegrou com as atitudes de seu rei, uma vez que a paz durou várias décadas.

Outra atitude
Analisando a situação narrada na Bíblia, Asa tinha todos os motivos para ficar desanimado, uma vez que, mesmo sendo reto para com o Senhor, seu povo não o seguia e as consequências eram graves. Mas, em vez de desistir, ele seguiu crendo e obedecendo a Deus. Mais do que isso: ele cobrou ânimo da população, o que gerou resultados.

A Bíblia traz outro exemplo: o rei Davi. Em Salmos 40.12, Davi clama a Deus e diz que está tão abatido que nem sequer pode olhar para cima. Neste capítulo, a Palavra de Deus mostra que “males sem número” rodeiam o rei e ele sabe que são consequência de sua iniquidade.

Ao contrário de Asa, Davi por muito tempo ficou incapacitado por sua dor e pelos problemas que o rodeavam. Em edição recente do programa Inteligência e Fé, o Bispo Renato Cardoso usa esse exemplo para explicar que todos vivem momentos de desânimo, mas, para algumas pessoas, esse abatimento se torna algo normal. O Bispo observa que, como aconteceu com Davi, é compreensível que a pessoa que está rodeada por males e problemas se sinta desanimada, mas diz que outro fato pode acontecer: “um gigante pode nascer. Nós podemos crescer para cima desses problemas. Quando a pessoa está diante de uma situação ameaçadora, ela descobre uma força que não sabia que tinha”. O próprio Davi fez isso depois de tanto sofrimento. “Ele abriu o coração para Deus, se humilhou, confessou seu pecado, pediu perdão, reconheceu que errou e se lançou aos pés de Deus pedindo misericórdia. Ele creu não porque merecia perdão, porque ninguém merece perdão. E, naquele momento, Deus o perdoou, tirou o fardo, a culpa, dele. Aquele que não podia olhar para cima passou, agora de cabeça erguida, a agradecer a Deus e recuperou o que tinha perdido”. O Bispo ainda afirma: “você pode despertar esse gigante que está dentro de você e vencer todos esses males, como Davi fez inúmeras vezes em sua vida”.

Para isso, porém, é necessário fazer como esses reis bíblicos fizeram: abrir totalmente o coração para Deus, ser sincero e se entregar a Ele. E tão importante quanto isso é obedecer ao que Ele orienta em sua Palavra.

O Bispo Edir Macedo explica na edição bíblica com seus comentários (na passagem de João 16.33): “o Senhor Jesus afirma que angústias e aflições estarão presentes por toda a vida do ser humano. No entanto, a comunhão com Ele assegura paz e descanso interior permanentemente.

O Próprio Salvador enfrentou a oposição dos mais poderosos da Sua época e, mesmo prestes a encarar a morte, Sua alma descansava na certeza da vitória. Isso mostra que o triunfo do Senhor Jesus sobre todas as forças do mal é a garantia do nosso triunfo também. Isto é, por mais perseguições e pressões que o diabo imponha sobre nós, ele é e sempre será um inimigo derrotado. Nunca houve nem haverá alguém que professe a fé genuína e tenha uma vida de facilidades. Contudo o segredo para vencermos as dificuldades está na forma como as enfrentamos. Se tivermos bom ânimo, seremos encorajados a crer que nenhuma aflição poderá nos destruir (Romanos 8.37). Além disso, nos tornaremos mais fortes, mais experientes e mais próximos de Deus”.

Assim sendo, mesmo bombardeado por problemas, não se deixe vencer pelo desânimo. Asa precisou cobrar ânimo de todo o reino, mas você só precisa cobrar a si mesmo. Faça o que deve ser feito, se anime na força de Deus e entregue a Ele o peso que tem carregado. Fazendo isso, com certeza, 2024 será um ano especial na sua vida.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Parradee Kietsirikul/getty images