Mais cheio e mais vazio: como pode?
Quando alguém vai comprar um carro, precisa tomar várias decisões que interferem na compra, como saber qual é o consumo de combustível do veículo e se ele será híbrido, elétrico ou flex, por exemplo. Essa escolha é necessária, inclusive, para que se tenha uma ideia do custo de manutenção do carro. Da mesma forma, quando alguém compra um celular, também é necessário tomar decisões sobre o sistema, os serviços oferecidos e a empresa que o comercializa. Ou seja, todos nós devemos saber como as coisas funcionam e quais os combustíveis com os quais elas se “alimentam”. Com o ser humano não é diferente: ele também precisa usar um combustível. Do contrário, ele andará vazio por aí, o que é um dos grandes males da Humanidade atualmente.
Vemos pessoas que têm beleza, dinheiro, fama, casa, carro e família, mas são vazias internamente, desejam morrer e às vezes até já tentaram o suicídio. São pessoas que, mesmo com o pouco que tinham para viver até algum tempo atrás, eram relativamente mais felizes do que são atualmente. Essa é uma prova de que o vazio na vida de uma pessoa não surge por falta de algo, mas pelo fato de que aquilo que ela tanto queria, mesmo que o receba, não a preenche.
Então, o que falta para muitas pessoas vencerem o vazio é exatamente o contrário de tudo isso: aprender a valorizar o que têm, em vez de desenvolverem ansiedade por ter sempre mais. É possível perceber que as pessoas mais felizes são as que são mais gratas. Há muitas, por exemplo, que levantam bandeiras de defesa de direitos e querem mudar o mundo, mas, quando saem pela manhã, não arrumam nem seu quarto ou suas gavetas. Com isso, vemos que não estão faltando direitos, opções de entretenimentos e de consumo, mas que é preciso que haja diminuição do consumo de tudo que traz à mente algo que nutra a ansiedade, a inveja e a preocupação com a vida dos outros.
O que definitivamente resolve o vazio do ser humano, de fato, é a Presença de Deus, pois esse espaço que há nele é relacionado à eternidade que Deus colocou em seu coração. Portanto, somente o Eterno pode preenchê-lo.
Você precisa entender que, enquanto viver procurando coisas para preencher o seu coração, elas serão como pedrinhas que não farão nem sequer um ruído nesse grande abismo que está dentro de você. Contudo, se você buscar o Espírito de Deus, Ele vai preencher você e, assim, tudo mais na sua vida terá cor, sentido, sabor e alegria. E você terá razão para viver.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo