Quem você anda imitando?

Muitas mulheres ignoram o fato de que ficam parecidas com quem mais apreciam e que, por isso, deveriam considerar se estão ficando realmente parecidas com Deus

Imagem de capa - Quem você anda imitando?

Quando crianças, construímos nossa própria identidade imitando outras pessoas. Por isso é tão comum ver, a partir de determinada idade, os pequenos reproduzindo atitudes de pessoas da sua convivência. Apesar de fazer isso em menor proporção, os adultos também tendem a imitar os outros e fazem isso, muitas vezes, sem se dar conta. A verdade é que o ser humano busca referências e imitar significa tomar algo como modelo.

Não é à toa que hoje, com as redes sociais, tantos influenciadores tenham ganhado destaque, especialmente entre o público feminino. É por causa disso que muitas mulheres, que afirmam que seguem a Deus, se deixam influenciar por ideias, tendências e pessoas que não se vinculam com os ensinamentos dEle e, em razão disso, estão naufragando na fé.

A Palavra de Deus nos alerta para não nos conformarmos com este mundo, ou seja, não moldarmos a nossa vida segundo seus preceitos (Romanos 12.2). Em vez de copiar o mundo, a Bíblia diz para sermos “imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5.1). E, cá entre nós, se existe uma pessoa que podemos imitar sem medo de errar, é Deus. Veja alguns dos muitos atributos dEle: Ele é amor, bom, justo, verdadeiro, perfeito, santo, puro. Sendo assim, imitá-Lo é buscar ter essas características e, assim, refletiremos a Sua imagem.

O Próprio Senhor Jesus afirmou que não fazia nada que Deus não fizesse (João 5.19). “Ele mostrou essa reverência ao Deus Pai, independentemente de ser aceito ou não pelas pessoas aqui na Terra”, explica Viviane Freitas em seu blog. Isso deixa claro que imitar a Deus exige sacrificar a própria vontade. E é justamente por essa razão que muitas mulheres têm desistido e fracassado espiritualmente. Em muitos casos, elas preferem sacrificar os próprios desejos para seguir tendências do que abrir mão de algo para fazer o que Deus diz, assim como Jesus fez. “Muitas pessoas são influenciadas a fazer as coisas de acordo com este mundo porque assim elas serão aceitas, terão muitas amizades e sobressairão neste mundo”, enfatiza.

Mais perto, mais parecido
Viviane também destaca que é possível avaliar quem são as pessoas que alguém mais aprecia observando com quem ela se parece, ou seja, quem ela tem imitado. E vale destacar que nós ficamos mais parecidas com quem passamos mais tempo. Logo, quanto mais perto de Jesus, mais parecida com Ele a pessoa ficará. Essa proximidade acontece por meio do relacionamento que se estabelece com Deus, não apenas baseado em oração, mas em obediência a Seus ensinamentos e em intimidade para compartilhar tudo com Ele. Viviane esclarece que, como resultado dessa atitude, Deus dará à pessoa um guia do que fazer em cada situação, mesmo nas mais difíceis.

Avalie as suas referências e veja se elas estão lhe deixando cada vez mais parecida com Deus ou com uma cópia vazia do que este mundo mostra para você. E lembre-se: “Aquele que diz que está nEle, também deve andar como Ele andou” (1 João 2.6).

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: JGI/getty images