Congresso Renovação em Portugal
Em dezembro, o Bispo Edir Macedo esteve na Europa, onde realizou o encontro com pastores de diversas denominações. O evento foi organizado pela Unigrejas
Na manhã do dia 9 de dezembro aconteceu o Congresso Renovação – Quero Ver a Tua Glória, no Centro de Eventos de Chelas, em Lisboa, capital de Portugal. O encontro, organizado pela União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (Unigrejas), foi marcado pela presença de cerca de 250 lideranças de várias igrejas evangélicas da região de Lisboa e de outras partes do país.
O Primeiro Amor
O Bispo Edir Macedo conduziu o evento e apresentou o exemplo de uma das Sete Igrejas do Apocalipse, a de Éfeso (Apocalipse 2), para falar da situação vivida por muitos pregadores atualmente. “A Igreja de Éfeso era uma das maiores, melhores e mais espirituais daquele tempo. Ela iniciou muito bem, só que, com o passar do tempo, aquela igreja foi perdendo a sua essência, como ocorre com muitas pessoas”, detalhou o Bispo.

Na passagem bíblica sobre a Igreja de Éfeso, Jesus repreendeu os que faziam parte dela: “tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2.4). O Bispo comentou que esse primeiro amor é algo inesquecível. “O primeiro amor com Deus acontece no primeiro encontro com Ele, quando O abraçamos e existe aquela paixão. O tempo nos faz esquecer muitas coisas, mas não o dia do primeiro amor com Jesus”, disse.
Segundo ele, esse primeiro amor se reflete no início do trabalho evangelístico pelo amor às almas, pois o amor por Jesus ocorre quando há o amor pelo próximo e a intenção de levar a Salvação aos que sofrem, atitudes que passam a ser o único ideal de quem quer amar, viver e agradar ao Seu Senhor. “Quando temos esse amor, abraçamos um ideal e não enxergamos mais nada, a não ser o que temos que fazer para aquele propósito. Nós o abraçamos porque vimos que bilhões de pessoas estão se encaminhando para o inferno, porém, por estarmos salvos e livres, nós queremos que todos tenham esse privilégio”, esclareceu.
Com o decorrer do tempo, muitos agem como a Igreja de Éfeso: abandonam esse primeiro amor, esse ideal que até então guiava suas vidas, e se afastam da Presença de Deus para viver pelos seus interesses. O Bispo Macedo afirma que esse é o motivo do fracasso de muitos líderes e servos de Deus. “A pessoa deixa o primeiro amor quando abre mão do seu ideal, que são as almas, e procura atender aos caprichos dos interesses pessoais. O pastor que deixa ou divide o seu ideal está fadado ao fracasso e à vergonha.”

Aquele que deseja agradar a Deus precisa ter consciência de que Ele conhece o trabalho e as obras que cada um realiza e, por isso, precisa fazer tudo com sinceridade e amor, “pois Deus só tem a gente para salvar a quem ele escolheu e, se você perder ou tentar dividir o seu ideal, você perde o primeiro amor e Ele passa a não fazer parte da sua vida, pois Ele não aceita ser dividido com ninguém. Ele tem que ser o primeiro”, acrescentou o Bispo durante o encontro.
Ele ainda acrescentou que não há motivos para que haja essa divisão entre o ideal do servo de Deus, que é a paixão pelas almas, e o interesse pessoal, pois tudo passa e acaba, mas Jesus é maior do que tudo o que há no mundo. “É o Espírito Santo que confirma e testifica em nós a mente de Jesus e, por isso, devemos entregar o que recebemos. Se você é de Deus, você tem um ideal e o primeiro amor está dentro de você, mas, caso tenha deixado esse ideal se apagar, resolva o seu problema com Ele”, concluiu o Bispo, chamando ao Altar de Deus aqueles que reconheciam que precisavam de ajuda e avivamento do primeiro amor e de seu ideal.
Na sequência, o Bispo Eduardo Bravo, presidente da Unigrejas, ministrou a Santa Ceia e, assim, adicionou mais um momento de comunhão com Deus ao evento. Para completar, ele convidou os presentes a fazerem o Curso de Conhecimento Básico da Bíblia e a compartilharem notícias de suas igrejas no site da Unigrejas (unigrejas.com).

No encerramento do Congresso, o Bispo Macedo chamou todos os participantes à frente da igreja e ofereceu mais duas dicas valiosas: manter o ideal focado em salvar almas e adotar uma prática pessoal de orar o Pai-Nosso diariamente. O Bispo Domingos Siqueira, responsável pela Universal em Portugal, também esteve presente ao evento.
Unigrejas na Europa
A Unigrejas iniciou suas atividades em outubro de 2017. Desde o início, a organização sempre focou em realizar um trabalho de relacionamento, amizade, diálogo, comunhão, troca de experiências, cursos de capelania, treinamentos e cursos de capacitação bíblica entre pastores e oficiais de todas as denominações evangélicas do Brasil.
Em entrevista à Folha Universal, o Bispo Eduardo Bravo, presidente da instituição, revelou que a Unigrejas tem fortalecido o seu trabalho na Europa, onde já atua em países como Rússia, Bélgica, Suíça e Portugal, entre outros. “Um dos continentes em que mais temos que defender a liberdade religiosa é o europeu, que foi berço da reforma protestante e, ainda assim, apresenta dificuldades e entraves para a evangelização. Então, a Unigrejas está intensificando o seu trabalho para atender às demandas locais das igrejas no continente europeu”, resumiu.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo