Quanto mais eles tentavam, mais erravam no amor
Até conhecerem a Terapia do Amor, Rubens e Simone Valharini colecionaram fracassos na vida amorosa
Nos filmes e novelas a que assistia, a costureira Simone Landra de Amorim Valharini, de 40 anos, via histórias de amor perfeitas. Isso alimentava nela o sonho de se casar e ter uma família, mas sua realidade era completamente diferente. “Meu pai bebia muito e batia na minha mãe. O casamento deles não era feliz. Houve traição da parte dele e essa infidelidade gerou um filho. Isso foi uma frustração para mim e para os meus irmãos. A família já era desestruturada e ficou pior ainda com a traição, pois já não havia mais respeito”, diz.
Além da falta de referência, a forma como Simone conduzia sua vida a deixava cada vez mais longe de seu sonho: “na escola, comecei a ficar com garotos para preencher o meu vazio e não me valorizava. Não era aquilo que eu queria e, então, batia uma tristeza”. Quando passou dos 30 anos, Simone começou a se sentir frustrada pelo fato de ainda estar solteira.
Colecionando fracassos
O exemplo familiar do auxiliar de manutenção Rubens Valharini Filho, de 44 anos, também não foi dos melhores. Ele conta que o casamento de seus pais foi marcado por ausência, traição e separação. “Meu pai era caminhoneiro e muito ausente. No pouco tempo que tinha, ele ia para o bar. Ele era viciado em álcool e jogos. Por viver essa situação e enfrentar traições, minha mãe pediu a separação”, diz.
Ele conta que a frustração que viu vida dos pais se repetiu na sua também: “todos os meus relacionamentos não passavam de três meses e em todos havia traições tanto da outra parte quanto da minha. Eu era muito sentimental, me apegava muito às pessoas com quem me relacionava e depois que terminava vinha o sofrimento”.

O fruto de um desses relacionamentos foi o nascimento do primeiro filho de Rubens, aos 19 anos. Alguns anos depois, ele conheceu outra mulher e foi morar com ela. A relação durou cerca de 17 anos e resultou em dois filhos, mas a convivência era repleta de brigas, traições e muitas idas e vindas. “Vivíamos dando chances um ao outro, mas não achávamos o problema”, conta. Em uma dessas separações, na tentativa de salvar o relacionamento, Rubens chegou à Terapia do Amor. Mas uma traição fez a relação terminar definitivamente.
No lugar certo
Foi por estar solteira e preocupada com o futuro de sua vida amorosa que Simone chegou às palestras da Terapia do Amor. “Com elas, aprendi a tirar de dentro de mim todas as preocupações e ansiedades”, conta.
Rubens, por sua vez, continuou participando das palestras depois do fim do seu relacionamento: “eu estava frustrado porque foram 17 anos vivendo com uma pessoa, mas não deu certo. As traições me machucaram muito e precisei me curar”.
Simone e Rubens se conheceram quando passaram a fazer parte do mesmo grupo na Igreja. Por meio da Terapia do Amor, eles começaram uma amizade e decidiram namorar. Eles se casaram 13 meses depois. “Nós entendemos o que realmente é um casamento, mas tudo isso aconteceu por conta das palestras”, diz Rubens. A opinião é compartilhada por Simone: “eu costumo falar que Deus caprichou em nossa união. Temos nossas diferenças, mas, graças às palestras, nós as vencemos todos os dias”.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo