Quantos dias são necessários para mudar de vida?

A nova série exclusiva do Univer Vídeo traz o segredo para que você não perca mais tempo

Imagem de capa - Quantos dias são necessários para mudar de vida?

Quando algo é usado de modo irresponsável ou não é aproveitado do melhor forma possível ocorre um desperdício. Logo, não é difícil perceber o quanto é comum as pessoas desperdiçarem, por exemplo, oportunidades, dinheiro ou recursos naturais. Mas um dos piores desperdícios é o de tempo. Afinal, não se recupera o tempo perdido e seu desperdício está atrelado às más escolhas.

Sabendo que todos nós, indistintamente, temos 24 horas por dia, como, então, usar esse tempo da forma mais adequada? Na série 100 dias que podem mudar sua vida, disponível com exclusividade na plataforma de streaming Univer Vídeo, Patrícia Lages, jornalista especialista em finanças, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, ensina, por meio de vídeos curtos, como fazer boas escolhas e bom uso do tempo. Cada episódio dura no máximo três minutos.

No dia 23 de setembro, data em que faltavam exatos cem dias para o fim do ano, o Univer Vídeo começou a disponibilizar o conteúdo. Já estão disponíveis 66 episódios. Um novo episódio será lançado todo dia, até 31 de dezembro. Mas não se preocupe, pois todos ficarão na plataforma para que os assinantes possam acessá-los a qualquer momento.

O objetivo da série é levar ensinamentos diários ao público e cada vídeo destaca uma pequena passagem bíblica. Diversos assuntos são abordados, como o uso do tempo, a importância de ter propósitos bem definidos, talentos e oportunidades. “A escolha dos temas é dirigida pelo Espírito Santo, pois, antes de escrever cada roteiro, peço direção a Deus e recebo a orientação dEle”, diz Patrícia.

Contando os dias
Patrícia conta que entender o valor do tempo e como usá-lo sabiamente foi um divisor de águas em sua vida. Ela recorda que assistia a uma reunião na Universal, em Londres, na Inglaterra, 12 anos atrás, e o tema da pregação foi o tempo, com base na seguinte passagem bíblica: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Salmo 90.12).

Pode parecer que a referência a saber “contar os dias” seja somente numérica, mas, na verdade, o salmista e rei Davi expôs a necessidade de sabermos viver um a um dos nossos dias com sabedoria e fazermos as escolhas certas. “Desde então, minha vida tem sido muito mais produtiva em todos os sentidos, pois passei a respeitar muito mais o tempo e, entre outros hábitos, adotei o de literalmente ‘contar os dias’ e isso tem me ajudado a não desperdiçar nenhum deles”, conta Patrícia.

Além da mudança de mentalidade pessoal, ela também passou a compartilhar diariamente em seu blog dicas de como tirar o máximo proveito do tempo e neste ano foi convidada pelo Univer Video a abordar esses ensinamentos em vídeo.

Patrícia explica que também se sentiu estimulada a fazer a série pelo fato de ver muitas pessoas achando que quando falta pouco tempo para o fim do ano nada mais pode ser feito, quando, na verdade, ainda há tempo para realizar muita coisa. Segundo ela, os vídeos da série são curtos exatamente para reforçar como poucos minutos são suficientes para transformar o nosso dia. “Todas as dicas estão baseadas na Palavra de Deus, que tem o poder de abrir a nossa mente como nenhum outro ensinamento. E como cremos que a fé é como um raio, quando ela nos atinge, um segundo é o bastante para mudar tudo ao nosso redor”, ressalta.

Desafie-se
Como o ser humano é um ser de hábitos, Patrícia afirma que a maior dificuldade das pessoas é justamente proceder uma mudança neles. “Os hábitos deixam a nossa vida no ‘automático’ e nos poupam energia e, por isso, toda mudança de hábito requer empenho e nem sempre estamos dispostos a fazer esse trabalho. Essa é a razão de termos inicialmente chamado a ideia de desafio, pois só aqueles que estão dispostos a mudar para melhor toparão essa proposta.”

Por essa razão, ela enfatiza que a “série pode ajudar o público mostrando que detalhes fazem a diferença e que pequenas ações podem trazer grandes resultados quando fazemos as coisas de forma intencional, ou seja, quando saímos do automático”, esclarece.

No entanto, as lições da série só farão a diferença se forem colocadas em prática, e existe apenas uma forma de fazer isso: decidindo mudar hoje.

“O ontem já passou para nunca mais voltar e o amanhã não é nosso. Sendo assim, tudo o que decidirmos fazer, devemos fazer hoje e da melhor forma que pudermos, como está escrito em Eclesiastes 9.10: ‘Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque para a sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma’”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: imbarney22/getty images