Encontro das famílias no Nordeste
Ao todo, mais de 18 mil pessoas participaram dos encontros realizados em três Estados
Cuidar da família é zelar pelo bem mais precioso que se pode ter na Terra. O Encontro das Famílias, reunião realizada pelo Bispo Renato Cardoso, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no Brasil, e por sua esposa, a escritora Cristiane Cardoso, tem o objetivo de fazer esse alerta.
Após diversos locais, foi a vez de Sergipe, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte receberem o evento.
A viagem missionária do casal ao Nordeste começou em Aracaju (SE) no dia 22 de outubro. A reunião que eles conduziram contou com a presença de 3,4 mil pessoas e abordou o tema Como Fazer Boas Escolhas? O Bispo Renato ressaltou que o tempo todo somos impelidos a fazer escolhas e que, apesar de algumas serem obviamente boas, outras até parecem que são, mas o resultado delas é a destruição. “Quando a pessoa não é instruída no caminho de Deus, provavelmente será instruída em outro caminho e, provavelmente, será um caminho errado”, afirmou. Por isso é preciso usar a inteligência e buscar a instrução de Deus. É como Ele diz em Salmos 32.8: “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos”. O Bispo explicou que Deus quer nos guiar por meio de Seus olhos porque, se nós nos deixarmos levar pelos nossos, seremos enganados, pois seremos guiados por nossas emoções, quando o que Deus espera é que usemos a inteligência que Ele nos concedeu para o nosso bem.

Essas instruções estão na Palavra de Deus. “A Bíblia tem conselho para tudo. E a única forma de você saber se é verdade ou não é colocando-o em prática. (…) O ímpio, o que não segue a Deus, tem muitas dores. Se você começar a seguir o caminho de Deus você não vai mais seguir o caminho de dor”, ressaltou o Bispo.
A ordem certa
Na segunda-feira, dia 23 de outubro, o povo pernambucano foi abençoado. Mais de 7 mil pessoas estiveram na Catedral da Universal em Recife e aprenderam que a prosperidade em todos os sentidos tem a ver com uma ordem determinada pelo próprio Deus: a de que Ele deve ocupar o primeiro lugar na vida da pessoa.
É muito fácil, sem perceber, deixar que algo ou alguém ocupe o lugar de Deus em nossas vidas. “Você não percebe porque não faz isso de forma consciente”, explicou o Bispo Renato. Há o exemplo do jovem rico que se preocupava com a eternidade. Quando Jesus respondeu o que ele deveria fazer para ter Vida, a reação dele revelou qual era a real condição de sua alma: as riquezas tinham tomado o lugar de Deus sem que ele se desse conta (Mateus 19.16-24).

Mas, além da importância de ter Deus no lugar certo, os demais lugares também devem estar corretamente ocupados e o Senhor Jesus deixou a ordem certa para as três primeiras posições. “Para que um casamento funcione, você tem que seguir esta ordem: primeiro Deus (amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo), segundo você, o seu amor-próprio, e depois seu cônjuge”, reforçou o Bispo.
Cristiane explicou que é no dia a dia, de acordo com as escolhas e os sacrifícios, que a pessoa revela, na prática, quem está ocupando qual lugar em sua vida: “para Deus, você tem que seguir a ordem. Não basta você colocar Deus em primeiro lugar e depois mudar a ordem. Isso não O agrada”, alertou.
Respeitando os “nãos”
O encerramento da missão ocorreu em Natal (RN), na quarta-feira, dia 25 de outubro, e contou com a presença de mais de 8 mil pessoas. Ali o Bispo destacou que, já no Jardim do Éden, Deus explicou o que é necessário para que haja paz na vida e na família, quando deu o primeiro “não” à Sua criação: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: de toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2.16-17).
Com este “não”, Deus deixou explicado que o segredo da felicidade – em qualquer área da vida – não é possuir ou fazer tudo o que queremos. O segredo da felicidade é saber o que é bom para você e saber dizer não para aquilo que te faz mal. “Ou seja, você tem que aprender a respeitar o não”, explicou o Bispo. Por não terem respeitado este “não”, Adão e Eva saíram do paraíso e o inferno entrou na Terra. E a história tem se repetido, pois muitos têm trazido o inferno para as suas vidas, pois não respeitam os limites.

Cristiane destacou que, apesar de não gostarmos de receber limites, são eles que nos protegem e nos valorizam, pois ensinam o outro a nos respeitar. Muitos, porém, têm perdido o casamento por não quererem respeitar os limites. O Bispo finalizou o encontro ensinando que, a partir do momento que usamos o poder do “não”, pouco a pouco vemos que nossa vida volta ao plano original de Deus. “Há ‘nãos’ que você tem que dizer, há ‘nãos’ que você tem que respeitar”. Até a volta de Jesus, o mais próximo do paraíso a que se poderá chegar está dentro de casa. Do lado de fora pode haver uma guerra, um mundo cruel, mas dentro de casa você pode fazer um paraíso. Mas você tem que respeitar as regras”, concluiu o Bispo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo